Atividade Didático-Cultural

Farmacoterapia e Prevenção de Doenças na Terceira Idade

Clique aqui para realizar a inscrição do aluno
Objetivos O objetivo desse curso oferecido desde 2006, envolvendo o tema “Farmacoterapia e Prevenção de Doenças da Terceira Idade” junto ao Programa Universidade Aberta a Terceira Idade – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, é fornecer informação acadêmica, ao público leigo de forma clara e simples, relativa ao tratamento farmacológico e não farmacológico, bem como estratégias de prevenção das doenças prevalentes na terceira idade, com destaque para a interação médico-paciente-farmacêutico e a garantia do sucesso das intervenções previstas em cada doença. Neste contexto, em função do aumento da incidência e prevalência das doenças sexualmente transmissíveis na Terceira Idade documentada pelo Ministério da Saúde recentemente, consideramos neste momento fundamental a divulgação da atenção à saúde segundo as diretrizes terapêuticas brasileiras (2017) com destaque para o tratamento e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na TERCEIRA IDADE. Então em 2017, no "Programa a Universidade Aberta à Terceira Idade", abriremos uma discussão da atualização das diretrizes médicas brasileiras com a abordagem focada nas ISTs, revisão 2017.
Tipo de Atividade Atividade Didático-Cultural
Pré-requisitos Só serão aceitas as inscrições dos interessados com idade superior a 60 anos
Responsável Profa. Dra. Silvia Regina Cavani Jorge Santos
pharther@usp.br
Período De 05/09/2017 até 06/09/2017
Observações Será distribuído material didático complementar referente a revisão 2017, bem como serão fornecidas as fontes de busca, discussão e estudo de temas constantes na programação do MÓDULO ESPECÍFICO desse evento que será ministrado em 2 dias (05 e 06 de setembro 2017). Sobre as estratégias de aprendizado, o modelo é o APRENDIZADO ATIVO aprovado no curso oferecido anteriormente. Assim, após cada aula teórica expositiva na primeira parte, os alunos realizarão busca de informações complementares nos sites disponibilizados pelo Ministério da Saúde e Consensos de Sociedades Médicas das Especialidades de Infecções sexualmente transmissíveis - Saúde do Homem e da Mulher na Terceira Idade - Atenção Integral a Saúde e ISTs - Ministério da Saúde, abrindo-se então discussão entre os presentes moderada pelo docente na segunda parte da aula. A equipe de apoio didático fornecerá sustentação ao grupo de alunos nessa busca online.

Turma 1

Horário Terça-feira, Quarta-feira das 14:00 às 16:00
Vagas 30

Unidade Faculdade de Ciências Farmacêuticas