Disciplina Regular

A Formação do Estado Brasileiro: Projetos, Políticas e Tensões (1822-1889)

Clique aqui para realizar a inscrição do aluno
Objetivos O curso visa a apresentar ao aluno os temas mais relevantes do processo de formação do Estado brasileiro. Para tanto serão abordados os projetos políticos em disputa desde a Independência, os embates para a institucionalização de um Estado liberal representativo, bem como as tensões inerentes a esse processo. No século XIX, os contemporâneos já discutiam as especificidades do Estado brasileiro, elaborando narrativas que visavam, em grande parte, justificar seu lugar na política, fosse por meio da crítica ou elogio do status quo. As temáticas da transformação de uma ex-colônia em um Estado liberal, a opção pelo regime monárquico, a existência da escravidão e também de uma imensa população de livres pobres e libertos, entre outras, continuaram a merecer a atenção dos estudiosos depois de findo o Império, tecendo-se um sem número de interpretações muitas vezes conflitantes, filiadas às mais diversas correntes historiográficas, e que continuam se renovando até hoje. Assim, por meio da análise da literatura especializada e de documentos de época, pretende-se aprofundar a discussão de tais temas, problematizando questões centrais da formação do Estado oitocentista, tanto em seus aspectos mais institucionais, quanto no que se refere às disputas e contestações que permearam tal processo.
Pré-requisitos Não há
Docente Professora Dra. Monica Duarte Dantas
Período De 01/08/2017 até 15/12/2017
Observações Inscrições pessoalmente, munido de cópia do RG mais o original (a CNH não será aceita), de 2ª a 6ª, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Turma 1

Horário Terça-feira das 14:00 às 18:00