Disciplina Regular

Oficina de caracterização de joias e pedras preciosas

Neste curso intitulado Oficina de caracterização de joias e pedras preciosas, os alunos utilizarão técnicas de analise não destrutiva para caracterização de joias, moedas e gemas.Serão apresentadas por meio de palestras, as técnicas não destrutivas de caracterização física de materiais e seu emprego tanto na análise, quanto na qualificação de gemas, metais nobres, joias e artefatos. Também serão apresentados de forma pratica os princípios de lapidação de joias e técnicas de fundição de metais empregadas a ourivesaria, que é a arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de joias e ornamentos.
Serão empregadas técnicas de Difração de Raios X, fluorescência ótica e de Raios X, espectroscopia Raman e microscopia ótica, para fazer a avaliação dos materiais empregados nas joias e outros artefatos. A partir das técnicas apresentadas será criado um procedimento pelo qual será possível obter a assinatura dos elementos que compões a joia, tanto da gema quanto dos metais preciosos empregados na fabricação destes artefatos.
Com este procedimento será possível fazer a avaliação precisa do valor real do artefato ou joia, complementando a avaliação estética e artística realizada por peritos. Este ramo de atividade é novo e poderá ser incorporado a indústria de joias, joalherias, sistema de penhora bancário, auxilio em na heranças e disputas judiciais de litigio sobre bens.
Todos os equipamentos de análise estão disponíveis no Laboratório de Sistemas Integráveis do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Universidade de São Paulo.
O curso será composto de palestras sobre as técnicas físicas de caracterização de materiais, a discussão sobre a sua utilização em análise e qualificação de gemas e metais utilizados em joias, ornamentos e outros artefatos. Realização pratica das análises dos materiais e gemas utilizadas na confecção de joias.
A atividade final do curso será a obtenção de um protocolo de qualificação de joias, que possa ser empregado como complemento a atual peritagem realizada baseada em experiência do profissional e nas qualidades estéticas e artísticas dos artefatos.

Não há pré-requisitos, mas seria importante que o aluno atuasse ou fosse entusiasta do ramo joalheiro ou já tivesse cursado o curso de técnicas não destrutivas para avaliação de joias (http://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=579).

Clique aqui para realizar a inscrição do aluno
Objetivos Aprendizado pratico de técnicas de analise de joias e pedras preciosas e introdução a técnicas de lapidação e ourivesaria.
Pré-requisitos não há
Docente Professor Ronaldo Domingues Mansano
Período De 09/08/2017 até 06/12/2017
Observações O curso será principalmente pratico com palestras sobre técnicas de analise não destrutivas, lapidação e ourivesaria.

Turma 1

Horário Quarta-feira das 14:00 às 16:00
Vagas 16

Unidade Escola Poltécnica