Quem somos?

A USP Aberta à Terceira Idade (UATI) começou suas atividades em 1994. Inicialmente foram poucas dezenas de cursos com algumas centenas de alunos; atualmente disponibilizamos a cada semestre mais de 4000 vagas em mais de 300 cursos nos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Essas vagas estão distribuídas entre disciplinas regulares (oferecidas nos cursos de graduação), atividades físico-esportivas, e didático-culturais (que englobam cursos, palestras, workshops e excursões). Nosso grande objetivo é oferecer oportunidades para uma aprendizagem contínua e acumulativa da forma mais ampla possível (sendo necessário somente o interesse do idoso em participar e a disponibilidade das vagas oferecidas), gratuita e com a possibilidade de convívio intergeracional. Potencializase assim o crescimento individual, a melhoria da qualidade de vida, as relações e a participação social do idoso. Rompem-se as barreiras entre as mais diversas gerações que somente têm a ganhar com a troca de experiências, ajudando a combater os estereótipos e preconceitos contra os idosos. A participação do idoso no Programa ajuda a dar um novo propósito a sua vida com promoção da auto-estima; resgate da cidadania; incentivo à autonomia; independência e envelhecimento saudável.

A USP aberta à terceira idade, que faz parte dos programas USP-Comunidade,e é vinculada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, almeja aumentar cada vez mais a presença e a participação dos idosos dentro da nossa universidade. Essas últimas décadas têm mostrado que o nosso objetivo está sendo alcançado. O êxito do Programa decorre da qualidade do que é oferecido; do número cada vez maior das atividades e vagas disponíveis e da procura crescente por parte dos idosos.

Conselho Consultivo

Egídio Lima Dórea