Quem somos?

Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) iniciou as suas atividades em 1994, antecipando-se à promulgação do Estatuto do Idoso, cujo capítulo V, artigo 25, reza textualmente: “O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas (…)”. O principal objetivo do programa é possibilitar ao idoso o aprofundamento de conhecimentos em áreas de seu interesse. Atendendo aos critérios da ONU e UNESCO, prioriza-se a idade a partir de 60 anos.

Do ponto de vista quantitativo, tal expansão reflete a presença da USP na teia demográfica da metrópole, onde a faixa de idosos cresce a olhos vistos. Do ponto de vista da qualidade do programa, o seu êxito tem a ver com a constância dos três princípios que o norteiam.

No primeiro princípio, vigora o ideal de abertura a mais ampla possível. Ao idoso não se pede senão o seu desejo de aprender. A escolha das disciplinas é livre, como é livre nossa constelação de interesses quando nos libertamos da rotina da sobrevivência.

O segundo refere-se ao ideal da convivência dos idosos com os alunos de graduação. É o oposto da discriminação verificada na sociedade: moços de um lado, velhos de outro. Neste sentido, a UATI é renovadora, pois os idosos compartilham as mesmas classes com os alunos regulares. A experiência tem revelado que os jovens saem enriquecidos, afetiva e intelectualmente, desse convívio com pessoas maduras e motivadas tão só pela paixão do saber.

Por fim, o terceiro princípio é a gratuidade, valor próprio de uma instituição que timbra em manter a sua função pública.

Conselho Consultivo

Egídio Lima Dórea
José Geraldo Massucato
Marco Antonio da Silva Ramos
Munira Hamud Mutran
Nilson José Machado
Yvone Primerano Mascarenhas
Therezinha Fram
Wanda Costa Borgneth
Sussumu Koguti

Coordenação Acadêmica
Egídio Lima Dórea

Vice-Coordenação Acadêmica
Joana Cristina Borsato Rossi

Coordenação Executiva
Olivia de Lucas Ferreira
Luiz Paulo Dionísio Xavier
Ronaldo Vitor da Silva

Catálogo do programa
Olivia de Lucas Ferreira, Luiz Paulo Dionísio Xavier e Ronaldo Vitor da Silva – Produção e Organização
Paulo César R. Filho – Revisão
Michel Sitnik – Supervisão de Produção Editorial
Eduardo Junqueira – Identidade Visual e Editoração Eletrônica
Dante Daniel e Zenaide Fernandes – Formulários

Serviço de Comunicação e Difusão

Webmaster | Dante Daniel
Assistente de Conteúdo Web | Zenaide Fernandes Albuquerque