Desligamento e Substituição de Bolsistas

A bolsa poderá ser interrompida por qualquer uma das partes, desde que ambas estejam cientes. Para tanto, será necessário o preenchimento do Formulário de Desligamento (anexo 3), com justificativa por escrito, apresentada com antecedência mínima de 5 (cinco) dias.

O formulário de desligamento ( Formulário de Desligamento 2014_2015 ) deverá ser escaneado, com as respectivas assinaturas, e encaminhado para o endereço: aprenderccex@usp.br. Não há a necessidade de encaminhamento do documento impresso.

Constituem motivos para o desligamento do bolsista:

• Apresentação de aproveitamento escolar insatisfatório (reprovação por nota ou faltas);
  • Conclusão ou abandono do curso, trancamento ou cancelamento de matrícula;
  • Descumprimento da carga horária estabelecida para o desenvolvimento das atividades do projeto;
  • Rendimento insatisfatório nas atividades do projeto;
  • Impedimento relacionado com a continuidade do projeto por parte do orientador, tanto de ordem administrativa como acadêmica. Neste caso, o aluno poderá ser remanejado para outro projeto em que haja bolsa;
  • Constatação de descumprimento do disposto no presente edital, bem como descumprimento do disposto no termo de compromisso firmado pelas partes.

Todos os alunos que têm sua matrícula cancelada na Universidade de São Paulo, mesmo que realizem nosso processo de ingresso, serão desligados automaticamente dos projetos e, em caso de interesse, deverão se inscrever para a próxima edição do Programa.

O bolsista substituto deverá ser aluno regularmente inscrito no Programa, não poderá dispor de outra bolsa ou estágio de qualquer programa da USP, FAPESP ou CNPq.

O bolsista substituto ficará vinculado ao Programa apenas o tempo necessário para completar os 12 meses da concessão.

Para a seleção, ainda que nos termos de substituição, o aluno deverá estar inscrito no Programa Aprender com Cultura e Extensão, em qualquer projeto, e ter realizado a inscrição no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE – SAS).