A Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, fundada em 1975, é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e teve como primeiro regente o compositor Camargo Guarnieri (1907-1993).

Em 1996, lançou um CD com obras de sua autoria. Em 2000, a OSUSP excursionou pela Alemanha, sendo calorosamente aplaudida. Em 2003, lançou um novo CD com composições escolhidas especialmente para seu núcleo de cordas. No mesmo ano, foi criado o Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri. Em 2005, foi lançado um CD em comemoração aos 30 anos de fundação da OSUSP e em 2006 a Orquestra recebeu o Prêmio Carlos Gomes de “Melhor Orquestra do Ano”.

Em 2008, em um concerto inédito no mundo, a OSUSP realizou o ciclo completo das Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos. De 2009 a 2011 a OSUSP ofereceu ao público concertos que incluíram a participação dos solistas vencedores do Queen Elisabeth International Music Competition of Belgium, do violonista Pepe Romero, do tenor José Carreras e do violinista Schlomo Mintz.

Em 2010, abriu a Temporada Lírica do Theatro São Pedro com a ópera Tosca, de Puccini. Em 2013, lançou uma coleção com cinco CDs gravados ao vivo em concertos de sua temporada na Sala São Paulo. Desde 2002, a Orquestra promove o Projeto Academia, voltado ao aperfeiçoamento de estudantes e músicos profissionais.

Para acessar Orquestra Sinfônica da USP clique aqui

osusp

Orquestra Sinfônica da USP

A OSUSP busca manter o alto grau de excelência que marca sua trajetória no cenário musical nacional, atuando ativamente em sua missão de estimular a educação e a cidadania em sentido amplo, incluindo em sua programação repertório de compositores brasileiros e sul-americanos, concertos educativos e didáticos nas principais salas de concerto e nos campi da Universidade, promovendo o aprimoramento cultural através da música e possibilitando o estímulo estético, a formação do público e a interação entre o saber produzido na Universidade e a sociedade.

Desde a sua fundação, inicialmente como uma orquestra de cordas, a OSUSP tem buscado formar uma base artística sólida incluindo apresentações regulares, contando com a participação de solistas e regentes convidados – alguns considerados entre os de maior destaque no cenário internacional –, e tem reforçado seu quadro de músicos efetivos – cotados entre os melhores músicos do cenário nacional – com a contratação ocasional de instrumentistas profissionais, jovens instrumentistas e alunos em ascensão, para poder completar seus quadros e executar o repertório sinfônico destinado às grandes formações orquestrais.

A OSUSP busca fomentar o gosto pela música, passar o legado de grandes mestres universais, apresentar novas propostas, estilos, e alcançar a comunidade intra e extramuros da Universidade, encantando com sua arte, demonstrando que a herança cultural, a criação e inovação musical têm sido pilares para que a orquestra seja um componente vital da ligação da academia com a sociedade.

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP)
  • Diretor Eduardo Henrique Soares Monteiro
  • Orquestra Sinfônica da USP | OSUSP
  • R. da Praça do Relógio, 109 | Anexo PRCEU | Cidade Universitária
  • São Paulo - SP
  • CEP: 05508-050
  • tel.: (11) 3091-3000
  • sinfonica@usp.br
  • http://www.usp.br/osusp