O Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) tem por objetivos difundir as artes cênicas nas suas mais diversas manifestações e formas de expressão, suscitar o debate e a reflexão sobre o fazer teatral no Brasil, estimular o desenvolvimento de grupos teatrais universitários, especialmente nos campi da USP, e propiciar, pelo teatro, a integração entre a comunidade interna e externa da Universidade, em projetos próprios e em parceria com outras unidades.

Sediado desde 1996 no histórico prédio da rua Maria Antonia, no centro da cidade, o TUSP oferece ao público uma rica programação de apresentações teatrais, encontros, palestras, seminários, mostras e festivais, definida por convites, editais de ocupação, curadorias e programações próprias. Com o objetivo de dar visibilidade à pesquisa e à produção teatral de âmbito universitário, essa programação procura contemplar tanto trabalhos recém-egressos de escolas de formação como companhias e coletivos consagrados.

Para além de sua sede, o TUSP busca ainda estimular a produção cultural do interior do estado, com atuação em diversos campi da USP. As ações promovidas no interior são potencializadas pela presença de agentes culturais, que constroem nos campi novos espaços de diálogo entre diferentes públicos, comunidades e linguagens artísticas.

Para acessar Teatro da USP clique aqui

tusp

Teatro da Usp

Em sua programação regular, destacam-se a Mostra Experimentos, realizada anualmente e que busca dar espaço às produções das escolas de teatro; o Circuito TUSP, que promove apresentações teatrais, integrando capital e interior; e o Programa TUSP de Leituras Públicas, de caráter formativo, que propicia o contato com o texto dramatúrgico. Além disso, realiza, na capital e no interior, as assembleias de arte intituladas a(P)artes da Vez, em que grupos artísticos universitários manifestam-se por meio de intervenções estéticas. A partir dessas assembleias surge a Jornada TUSP de Teatro Universitário, que oferece um espaço de reflexão para coletivos teatrais universitários em todo o estado.

Em 2013, o TUSP realizou a I Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo, com o tema Realidades Incendiárias. Além de espetáculos e apresentações, o festival trouxe debates, oficinas e conferências, com convidados e grupos nacionais e internacionais. Para 2015, está prevista a segunda edição deste evento, que já faz parte do calendário cultural da USP.

Como parte de suas ações, o TUSP edita ainda uma revista, a aParte XXI, dedicada às artes cênicas e à produção artística e cultural contemporânea, bem como outras publicações relacionadas a estes temas.

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Teatro da USP (TUSP)
  • Diretor Ferdinando Crepalde Martins
  • Vice-Diretora Elisabeth Silva Lopes
  • Teatro da USP (TUSP)
  • R. Maria Antonia, 294 | Vila Buarque
  • São Paulo | SP - SP
  • CEP: 01222-010
  • tel.: (11) 3123-5233
  • tuspmkt@usp.br
  • http://www.usp.br/tusp