III Seminário do Núcleo dos Direitos da USP “Universidade Responsável: Perspectiva Acadêmica”

Marcando o terceiro ano de atividades do Núcleo dos Direitos da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, o Seminário “Universidade Responsável: Educação dos Direitos e a Construção da Cidadania” tem como objetivo principal aprofundar a discussão sobre o papel da educação e da universidade na construção da cidadania, reconhecendo que a USP é agente de responsabilidade incontornável neste processo e que a questão dos direitos humanos deve se fazer presente de maneira transversal em todas as suas ações. Com uma programação intensa ao longo de dois dias, o evento contempla três mesas de discussão que propõem uma reflexão sobre o papel da Universidade frente às ameaças e violações de direitos que vêm se fazendo presentes no seu cotidiano e no do país, bem como sobre a transversalidade da diversidade e dos direitos nos seus programas de ensino e sobre o papel das atividades de extensão na defesa e promoção destes direitos. São assuntos abrangentes, que apresentam desafios crônicos e exigem, além de reflexão, ações coordenadas da gestão em parceria com a sociedade civil organizada. Ao final do evento, uma plenária será realizada para incentivar a discussão ativa dos temas apresentados ao longo do Seminário e para a elaboração de um documento diretriz que indicará, no tocante às questões de direito, inclusão social e cidadania, caminhos para ações da Universidade ao longo dos próximos anos. Com isso, espera-se que o Seminário constitua um ponto de partida para a concretização de novas políticas da Universidade que a permitam se afirmar como uma instituição efetivamente cidadã, responsável e participativa na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e tolerante. Além disso teremos duas atividades preliminares, a CineCidadania – 2ª Mostra do Núcleo dos Direitos do dia 7 a 23 de agosto, e o I Workshop “A USP e as Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância” no dia 19 de agosto. Mais informações abaixo. Com estas três atividades, o Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP celebra seu terceiro ano de atividades prestando contas de suas ações à comunidade e fortalecendo seu papel de promoção do debate e da reflexão sobre a cultura dos direitos e sobre a construção da cidadania na USP e na comunidade.

CINECIDADANIA – 2ª MOSTRA DO NÚCLEO DOS DIREITOS

7 a 23 de agosto Programação de filmes nacionais e estrangeiros, documentais e de ficção, que abordam temas como diversidade sexual, racismo, violência contra mulheres, educação, relações de trabalho, desigualdade social e deficiências físicas. A ideia da mostra é reunir filmes aclamados que aliem qualidade estética à discussão de temas prementes na sociedade e na Universidade. CINUSP Paulo Emílio sessões de segunda à sexta-feira, 16h00 e 19h00 Rua do Anfiteatro, 181, Colmeia, favo 4 – Cidade Universitária 05508-010 | São Paulo Tel. (11) 3091-3540 Centro Universitário Maria Antonia sessões às sextas-feiras, 20h00; sábados e domingos, 17h30 e 20h00 Rua Maria Antonia, 294, 1º andar – Vila Buarque 01222-010 | São Paulo Tel. (11) 3123-5200 mais informações: www.usp.br/cinusp

I Workshop “A USP voltada a Ações para o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância”

19 de agosto das 8h30 às 17h15

Oferecido em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o evento se destina a debater ideias e trabalhos voltados à promoção do pleno atendimento às questões da primeira infância no ambiente universitário, bem como a apresentar ao público os resultados finais dos cinco projetos vencedores do edital “Ações para o desenvolvimento integral na Primeira Infância”, patrocinado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e contemplado pelo Programa de Editais 2013 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Local Auditório (Sala 14) do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária 05508-010 | São Paulo Telefone (11) 2648-0862 | (11) 3091-9183 nucleodosdireitos@usp.br Confira a programação no folheto do evento ou no site http://prceu.usp.br/nucleodosdireitos/eventos NÚCLEO DOS DIREITOS O Núcleo dos Direitos foi criado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP em agosto de 2012. Congrega diferentes programas de extensão da Universidade, que têm como horizonte comum a perspectiva dos direitos fundamentais. Sua finalidade é estimular e apoiar ações da comunidade universitária que promovam a construção de uma sociedade justa, livre e democrática. Fazem parte do Núcleo dos Direitos os programas Aproxima-Ação,Incubadora Tecnológica de Cooperativas PopularesNovos Talentos da USP CapitalUniversidade Aberta à Terceira IdadeUSP Diversidade e USP Legal.

Por Núcleo dos Direitos da USP

Seminário – Núcleo dos Direitos