Simpósio Aprender com Cultura e Extensão

trofeus

O Programa Aprender com Cultura e Extensão foi criado em 2008 e integrou a política de inclusão do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. As bolsas do PACCEx inicialmente eram destinadas ao Programa Bolsa Trabalho da, então, Coordenadoria de Assistência Social, hoje denominada Superintendência de Assistência Social – SAS. O Programa Bolsa Trabalho foi extinto a
partir de uma demanda do Ministério Público Estadual.

O diferencial do Aprender com Cultura e Extensão é que ele trouxe as ações para o campo da extensão universitária, possibilitando aos docentes o avanço em suas pesquisas aplicadas; aos alunos de graduação o contato com a pesquisa e a expansão do contato social, com implicações diretas em sua formação e, sobretudo, permitiu a ampliação do alcance social, e seus benefício diretos, à população.

O objetivo do Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, realizado anualmente ao longo do período de vigência do programa, foi reunir todos os projetos submetidos ao Programa e apresentá-los em forma de pôsteres à Comissão Avaliadora e aos participantes em geral.

É oportuno dizer que foram inscritos, todos os anos, aproximadamente, 800 projetos e mais de 3.500 alunos, para 1200 bolsas disponíveis.

Hoje o programa está incorporado ao PUB – Programa Unificado de Bolsas da USP: em 2015, a Gestão Reitoral pensando em melhor estruturar a dinâmica de bolsas da Universidade de São Paulo, criou o Programa Unificado de Bolsas, congregando os Programas: Aprender com Cultura e Extensão, Ensinar com Pesquisa, Tutoria Científico-Acadêmica e Iniciação Científica. A vertente de Cultura e Extensão tem o objetivo de fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Os projetos devem apontar as suas relações com finalidades acadêmicas dos cursos aos quais os alunos se encontram vinculados e com as metas das Unidades e Órgãos para o desenvolvimento da cultura e extensão universitária, na sua articulação com o ensino e a pesquisa.

Para acessar Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, clique aqui.

4º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão – EACH

Simpósio Aprender com Cultura e Extensão