giro cultural usp

A USP e a São Paulo Modernista

É o primeiro roteiro do GIRO CULTURAL USP realizado fora da Cidade Universitária. Com ponto de partida na estação Alto do Ipiranga do Metrô, o passeio tem início no Parque da Independência – Museu Paulista, no bairro do Ipiranga, passando pelo centro da cidade, onde destaca as principais edificações modernistas, como o Edifício Copan, do arquiteto Oscar Niemeyer. O ponto de parada seguinte é o Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo. O passeio termina no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque do Ibirapuera.
O roteiro procura oferecer aos visitantes um olhar e uma leitura distintos sobre a implantação do modernismo na cidade, em suas múltiplas dimensões (arquitetônica, urbanística, econômica, sociocultural e política), evidenciando a passagem do século XIX até o ápice da consolidação do projeto modernista na cidade de São Paulo, nos anos 1950.
O roteiro conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de um guia com cadastro no Ministério do Turismo. Todo o trajeto é percorrido em um ônibus equipado com recursos multimídia para uso durante o passeio.
Duração: 4 horas

Entrada: Franca

Ponto de Encontro: Estação de Metrô Alto do Ipiranga (Catraca)

Dias e horários: sábados, às 10h

Pontos de Parada: Parque da Independência – Museu Paulista;  Theatro Municipal;  MAC – Museu de Arte Contemporânea.

Itinerário

Inscrição:  girocultural@sinteseeventos.com.br

Telefone:  11 3721-5720

voltar