“Nessa edição do Projeto Nascente, a 26ª de sua história, pudemos constatar que a iniciativa mantém o fôlego e pode ainda inflar sua extensão no corpo da Universidade de São Paulo. Atingimos um significativo número de inscrições em todas as suas frentes e pudemos constatar que a qualidade da produção dentro das áreas de artes de nossas escolas continua de alto nível, tanto no que diz respeito à construção dos trabalhos quanto no que é relativo às posturas críticas diante da produção contemporânea de cultura.

Fizemos um esforço de aproximação aos Departamentos que ministram cursos ligados aos vários campos do Projeto, com o intuito de inserir o Nascente nas atividades universitárias cotidianas, convidando professores ligados às disciplinas correlatas para integrarem os júris do concurso. A vontade é de que o acontecimento anual se torne também ponto de reflexão para o público universitário, além das premiações e apresentações que expõem os trabalhos a uma coletividade mais alargada. Tentamos para isso também concentrar o máximo de exposições e apresentações no Centro Maria Antônia, levando a produção de nossos alunos a um ponto central da cidade.

Tentaremos também, a partir dessa edição, tornar o catálogo digital mais amplo e flexível, convidando além dos envolvidos diretamente nas estruturas do projeto, alunos de pós-graduação, artistas e intelectuais externos à Universidade, a darem suas contribuições, aumentando assim o escopo de nosso espaço de memória do evento.

Tendo seu início em 1991, o Nascente vem dando mostras de seu vigor e de sua importância na manutenção do binômio teoria e prática como faces indissolúveis da presença das artes como instrumento de diálogo partilhado no tecido da Universidade e não só no interior dos centros específicos de formação artística. Por isso, só podemos louvar a defesa de sua continuidade assumida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

É também fundamental agradecer a toda a equipe do Nascente pela alta qualidade e eficiência de suas ações, garantindo o desenvolvimento de todos os projetos e prazos.

É, portanto, com entusiasmo que consolidamos a construção do Catálogo Multimídia da edição do Nascente USP 2018, abrindo desde já os trabalhos da próxima empreitada, nessa já longa caminhada.”

claudio mubarac

Coordenador Acadêmico do Nascente USP 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

FINALISTAS 2018


ASSISTA A MOSTRA DE MÚSICA E A FESTA DE PREMIAÇÃO 2018 NA ÍNTEGRA