Conheça o Nascente

644468_441278825964248_589477548_n


Foi pensando em incentivar o fazer artístico entre seus alunos que a Universidade de São Paulo desenvolveu o Programa Nascente. Ele é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e destina-se a revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática da ECA.

1795384_617799891645473_5251242123250803313_o

Criado em 1990, o Programa Nascente tem o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premiando o fazer artístico no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foi idealizado na gestão do professor João Alexandre Barbosa, com inspiração da professora Ana Mae Barbosa, então diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

O Nascente, por meio de sua premiação anual, procura reconhecer atores, poetas, músicos, pintores, diretores, escritores, compositores, designers, escultores ou cineastas de grande qualidade no universo de jovens que diariamente circulam pelos vários institutos e faculdades da Universidade.

Em 2003, foi constituída Comissão Acadêmica para aperfeiçoar as diretrizes que norteiam o projeto, além de acompanhar a sua aplicação. Sob a coordenação da professora Maria Cecília França Lourenço, a Comissão é integrada pelos diretores dos órgãos da PRCEU. Desde então, as áreas premiadas são artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música erudita, música popular e texto. Além disso, a partir de 2006, um dos vencedores é escolhido para desenvolver a sua arte com um tutor – professor especialista da área.

Sob a coordenação acadêmica da professora Dra. Lucilene Cury, a Comissão Acadêmica decidiu pela ampliação das apresentações dos vencedores também pelos campi do interior, sempre que possível.

Assim, o Nascente continua e aprofunda sua atuação, com o objetivo de aproximar a comunidade universitária do fazer artístico de qualidade, estimulando a reflexão sobre a arte e a cultura como valores inexoráveis na formação do indivíduo, da sociedade e da humanidade.