Perguntas Frequentes

Dúvidas Gerais

O que é o Nascente?

O Nascente USP é um concurso artístico destinado aos estudantes de graduação e pós-graduação da USP. Tradicionalmente tem se destinado a estimular, identificar e distinguir o fazer artístico no âmbito da universidade.

Quais categorias artísticas o Nascente USP abrange?

São sete categorias artísticas: I) Artes Cênicas; II) Artes Visuais; III) Audiovisual; IV) Design; V) Música Erudita; VI) Música Popular e VII) Texto.

Preciso me inscrever para participar do Nascente USP? Como faço a inscrição?

Sim, é preciso se inscrever. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet na página eletrônica da PRCEU: www.prceu.usp.br/nascente/inscricao2019. Quando iniciarem as inscrições do Nascente USP, será disponibilizado um link para acesso ao formulário de inscrição, onde serão solicitadas algumas informações como nome, categoria, etc. Em seguida, você receberá a confirmação de inscrição em seu e-mail.

Quem pode se inscrever?

Discentes regularmente matriculados em curso de graduação e em programas de pós-graduação stricto sensu.

Preciso pagar para participar do Nascente USP?

Não, a participação no concurso é inteiramente gratuita, bem como os eventos da Mostra e Visualidade.

Quando estarão abertas as inscrições?

As inscrições serão realizadas das 0h do dia 15 de abril às 23h59 do dia 30 de maio de 2019 e deverão ser feitas exclusivamente pelo site.

É preciso acompanhar minha inscrição?

Para se inteirar das etapas do Nascente USP acesse a página eletrônica do concurso: www.prceu.usp.br/nascente.

Posso participar do concurso se estou com a matrícula trancada?

Não. O estudante que está com o curso trancado é um estudante regularmente ativo para a universidade, mas não está regularmente matriculado em seu curso de graduação. Isso significa que, embora ele conste como estudante da universidade, ele não está regularmente matriculado em disciplinas da mesma, o que é pré-requisito de participação previsto no regulamento.

Posso me inscrever sendo doutorando(a) que acabou de defender a tese?

Se você ainda possuir o vínculo de estudante de pós-graduação, sim, pois um dos documentos exigidos é o atestado de matrícula em graduação ou pós-graduação na USP.

Considerando que ainda serei estudante USP na época da inscrição para o Nascente, poderei participar do concurso, mesmo não estando vinculado durante a fase de apresentação das obras?

Sim, é permitido.

Posso me inscrever em mais de uma categoria?

Sim, você pode se inscrever em quantas categorias desejar, desde que se configure uma única inscrição por categoria artística. Entretanto, vencedores de edições anteriores do Nascente USP não podem se inscrever na mesma categoria da qual foi vencedor.

Posso me inscrever em mais de uma subcategoria?

Apenas as categorias Design e Artes Visuais permitem a inscrição de trabalhos em mais de uma subcategoria (consulte seção “Design” e “Artes Visuais” do regulamento para especificidades da categoria).

Como me inscrevo em mais de uma subcategoria e faço o envio dos trabalhos, se o formulário de inscrição só me permite escolher uma subcategoria e enviar um arquivo PDF?

No formulário você deve preencher qualquer uma das subcategorias para a qual estará concorrendo. O envio de todos os trabalhos é feito em um único arquivo PDF onde cada trabalho deverá estar encabeçado com o nome da subcategoria concorrente.

Eu posso participar, na mesma categoria, com um trabalho individual e ser coautor de um trabalho de outra pessoa?

Não, pois isso configura duas inscrições, em grupo e individual. Você só poderá configurar uma inscrição em uma mesma categoria.

Eu posso inscrever um trabalho em grupo, ou de coautoria, com integrantes ex-estudantes USP?

Não. Para participar do Nascente todos devem se inscrever no concurso, portanto, todos os integrantes do grupo, ou coautores, devem ser “discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ou em programas de pós-graduação stricto sensu”. O mesmo se aplica a estudantes com a matrícula trancada.

O que fazer se, após ter concluído minha inscrição, eu quiser alterar/apagar algum dado/arquivo?

Mande um e-mail para nascente@usp.br ou entre em contato pelo nosso Fale Conosco, nós iremos cancelar sua inscrição para que você possa refazê-la corretamente.

Não estou conseguindo completar minha inscrição.

Pedimos, por gentileza, que use outro navegador, limpe o cache e tente também com janela anônima. Se persistir o erro, ligue para nós: (11) 3091-3277.

Como saberei se fui classificado para próxima fase do Nascente USP?

Você receberá um e-mail com o nome de todos os finalistas. Os resultados também serão divulgados no site do Nascente USP e nas nossas redes sociais. Caso seu nome conste nas listas significa que foi classificado, caso contrário, não.
Enquanto isso, nos acompanhe pelo Facebook: facebook.com/nascenteusp.

O que vem a ser o Resultado Parcial?

O resultado parcial refere-se a quando, embora seja publicada uma lista de pré-classificados, ainda há etapas avaliativas a serem realizadas. Portanto, nos resultados parciais ainda não se conhecem os classificados da Mostra e Visualidade Nascente USP.

Por que não posso colocar meu nome no trabalho?

Para que haja imparcialidade e impessoalidade nas avaliações o concurso exige que as Comissões Julgadoras recebam os materiais a serem avaliados apenas com numerações de inscrição, jamais com nomes de estudantes ou nomes artísticos. Essa é uma forma de garantir que ninguém seja privilegiado por ter seu trabalho identificado por qualquer um dos jurados.

Há alguma restrição quanto ao uso das imagens dentro do concurso? Caso não detenha os direitos autorais das mesmas, seria possível utilizá-las com os devidos créditos aos autores?

Sim, para o uso de qualquer imagem você precisa obter a autorização do autor/criador que detém os direitos sobre ela. E isso não é uma norma criada pelo regulamento do Nascente USP, mas está na lei que rege a propriedade intelectual e artística. Pesquise a legislação e as normas para a área que deseja criar seu trabalho e participar do concurso.
Há casos em que obras artístico-literárias são de domínio público, mas antes, pesquise amplamente para não ter problemas se seu trabalho for publicado ou exposto em uma galeria.

E os direitos autorais do meu trabalho?

O vencedor de cada categoria do concurso receberá a quantia de R$ 4.000,00 (Quatro Mil Reais) a título de direito autoral pelo uso da obra. Não significa que os direitos autorais pertencerão a USP, apenas que ela poderá usá-los. Você poderá publicar seus trabalhos posteriormente, ou já tê-los publicado antes de participar do concurso. Apenas atenha-se que a obra inscrita deverá ter até 2 anos de sua produção.

Posso inscrever um trabalho em grupo em qualquer categoria? Como o prêmio é dividido nesse caso?

Sim, todas as categorias aceitam trabalhos em grupo, desde que todos os participantes sejam “discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e em programas de pós-graduação stricto sensu”. Cada integrante, devidamente inscrito no concurso, receberá um rateio da importância a que o grupo tem direito.
As subcategorias Direção e Interpretação Individual possuem especificidades quanto a participação em grupo (consulte seção “Artes Cênicas” do regulamento para especificidades das subcategorias).

Em quais casos é permitida a participação de pessoas externas à USP ou ex-estudantes?

Na categoria Artes Cênicas, subcategoria Direção, pois o trabalho avaliado será o do diretor e não dos atores; e a subcategoria Interpretação Individual, pois apenas o personagem inscrito será avaliado e não os demais da peça.
Nas categorias Música Popular e Música Erudita instrumentistas não-estudantes da USP são autorizados a acompanhar estudantes inscritos em Interpretação Vocal ou Instrumental. Também podem participar instrumentistas externos à universidade que interpretarão composições e arranjos de estudantes-compositores inscritos no concurso.

Quem são os jurados?

A comissão julgadora de cada categoria é formada por até dois docentes da USP com reconhecida competência na área e mais um especialista externo. O júri é indicado anualmente pela Comissão Acadêmica do Nascente USP.

Recebo um feedback dos jurados sobre a avaliação do meu trabalho?

O concurso é aberto para a inscrição de obras com os mais variados temas. Tendo em vista o volume de trabalho que o concurso recebe a cada edição, não há como realizar uma avaliação escrita e individual para cada obra, seja ela classificada ou não. O que nós solicitamos às comissões julgadoras e divulgamos todos os anos são pareceres de cada categoria artística do concurso. Nesses textos constam as impressões gerais que cada banca teve sobre o conjunto dos trabalhos inscritos na edição e as diretrizes que nortearam as escolhas dos classificados para a Mostra e Visualidade Nascente. Essa produção textual sobre as sete categorias do concurso é divulgada ao final de cada edição do concurso.

Quando e onde acontecerá a premiação do Nascente USP?

Dia 18 de outubro de 2019 às 19h ocorrerá a revelação e premiação de todas as categorias no Auditório Camargo Guarnieri.

Anteriormente, fui vencedor do Nascente USP em uma de suas categorias. Contudo, um grupo de amigos quer participar da edição atual com um trabalho que fiz com eles na mesma categoria em que fui vencedor. Como devemos proceder?

O regulamento prevê que todos os envolvidos em um trabalho, coautores, devem se inscrever. Porém, por você já ter vencido anteriormente na referida categoria, você não poderá mais se inscrever nesta, e como o trabalho tem sua coautoria, ele não poderá ser inscrito. O grupo deverá se inscrever com um trabalho em que todos possam se inscrever.

ARTES VISUAIS

Existe um tema específico para participar pela subcategoria fotografia?

O tema é livre.

Qual a quantidade máxima de obras que posso inscrever em Artes Visuais, considerando que participarei em mais de uma subcategoria?

A quantidade máxima é de cinco obras, ao todo, não importando em quantas subcategorias o candidato se inscreva. Para trabalhos em série cada elemento será considerado uma obra, portanto, em uma série fotográfica, por exemplo, o máximo são cinco fotografias. Dípticos, trípticos e polípticos serão considerados obras únicas e ficará a cargo do candidato prezar pelo pleno entendimento de sua proposta.

Meu trabalho se trata de uma performance, portanto não tem como eu não ser identificado tanto no vídeo quanto nas fotografias. Como devo fazer?

Basta não colocar seu nome no trabalho, nem nos créditos do vídeo. Neste caso é o suficiente, pois, caso contrário, a obra tornaria-se inviável.

Artes Cênicas

É possível inscrever um trabalho de dança coreográfica no Nascente USP?

O concurso não possui a categoria Dança. Nós sugerimos que os estudantes que queiram participar com trabalhos de dança se inscrevam em Artes Cênicas na subcategoria Interpretação Individual ou Interpretação em Grupo; porém, o concurso não possui um júri técnico específico para essa linguagem artística.

Para a subcategoria Direção é necessário que o grupo, ou todos os envolvidos, se inscrevam?

Não, a inscrição é feita apenas pelo diretor. Nesta subcategoria é permitida a participação de discentes da USP – incluindo os (as) estudantes da EAD – e pessoas externas à universidade na condição de protagonistas ou coadjuvantes atuando na peça. A Comissão Julgadora avaliará apenas o trabalho do diretor, não a atuação individual dos participantes.

Na subcategoria Direção posso me inscrever como direção coletiva, ou apenas uma pessoa pode assinar a direção?

Nesse caso será um trabalho em grupo, ou de coautoria, de direção. Todos os concorrentes do grupo em Direção devem se inscrever.

Em interpretação individual, se eu apresentar uma peça em dupla ou grupo, todos os participantes devem se inscrever?

Não. Apenas o candidato à Interpretação Individual deverá se inscrever. Ressaltamos, ainda, que no material descritivo deverá estar indicado qual o/a personagem (não o nome do(a) ator/atriz) que será avaliada pela Comissão Julgadora. Deve-se destacar que a indicação não diz respeito à identidade do ator ou atriz em questão, mas da personagem.

Na categoria Artes Cênicas, com relação à filmagem que deverá ser enviada, o regulamento diz que devemos disponibilizar um link do “vídeo de seu trabalho preferencialmente em alta resolução”. Esse vídeo precisa ser do trabalho inteiro ou pode ser de trechos do trabalho (como um teaser de maior duração)?

Precisa ser uma filmagem do trabalho na íntegra.

Ele pode ter cortes ou edição?

Pode sim.

Deve ser gravado em um teatro, sala preta ou pode ser gravado em espaços alternativos?

Precisa ser gravado com a cenografia na qual a peça será montada caso sejam finalistas.

AUDIOVISUAL

Quero inscrever um projeto de animação de minha autoria, mas que utilizará uma equipe para a produção. Em qual categoria meu trabalho se encaixa? Todos precisam se inscrever?

Configure como um trabalho em grupo de coautoria. Os coprodutores precisam ser estudantes da USP também e todos devem fazer a inscrição no mesmo trabalho.

A obra precisa ser inédita ou podemos já ter publicado a produção na internet?

Não existem impeditivos quanto à publicações anteriores, a obra não precisa ser inédita, contanto que tenha sido realizada nos últimos dois anos.

No caso do envio do vídeo na íntegra, precisa ser vídeo contínuo ou pode alternar entre mais de um ângulo/câmera? O vídeo pode ter legenda?

Você pode enviar um vídeo captado e editado com mais de uma câmera. Sim, pode legendar o vídeo. Só não poderá ter créditos com os nomes dos produtores.

No regulamento consta que trabalhos em grupo deverão ser inscritos por todos os participantes. No entanto, no formulário de inscrição só existe campo de preenchimento para uma pessoa. Como fazer a inscrição?

Cada um dos participantes deve fazer a própria inscrição e selecionar a categoria “grupo”. Todos os campos de preenchimento (categoria, título, descrição do trabalho, etc.) devem conter os mesmos dados da inscrição por cada participante. Apenas um dos membros precisa realizar o upload do arquivo em PDF.

O PDF do plano de produção de um projeto deve ser composto de datas ou apenas da enumeração das etapas da produção?

Elenque enumerando as etapas de produção. Se possível, coloque um cronograma hachurado com os meses e as etapas de produção.

O PDF do plano de produção de um projeto deve ter um formato limpo ou pode ter um layout diferenciado, com imagens e exemplos, respeitando o limite de 30 megabytes?

Sim, desde que respeite o tamanho final do arquivo, o PDF poderá ter a composição que o participante julgar mais conveniente ao seu trabalho, ressaltando que ficará a cargo do candidato prezar pelo pleno entendimento de sua proposta.

Design

Apesar de o regulamento prever a inscrição em mais de uma subcategoria do Design, os campos do formulário foram pensados para inscrição em uma única subcategoria, por isso permite que eu envie apenas um PDF e assinale apenas uma subcategoria. Como faço para enviar os demais trabalhos?

No formulário você deve preencher qualquer uma das subcategorias para a qual estará concorrendo. O envio de todos os trabalhos é feito em um único arquivo PDF onde cada trabalho deverá estar encabeçado com o nome da subcategoria concorrente.

Música Erudita

Quero me inscrever na categoria composição com uma música que contenha um instrumento e voz. Eu preciso enviar a letra e a partitura completa do instrumental?

Apenas a composição instrumental será avaliada, portanto, deve-se submeter apenas a partitura do instrumento. Não é necessário o envio da partitura completa, apenas dos trechos da música que serão avaliados pela Comissão Julgadora, que deve totalizar o mínimo de três e o máximo de dez minutos.

Nas subcategorias Composição e Intérprete Vocal é possível ter integrantes de fora da USP na instrumentação? Como é feita a inscrição nesses casos?

Sim, é possível, pois apenas a interpretação vocal ou o trabalho de composição serão avaliados pela Comissão Julgadora, portanto, apenas os candidatos ao prêmio deverão se inscrever.

Música Popular

Caso me inscreva em música popular ou erudita (categoria composição), posso utilizar a letra da minha canção para concorrer à categoria texto?

Sim, desde que,  faça a inscrição na categoria texto enquadrando a letra de sua canção na subcategoria pretendida.

Eu gostaria de me inscrever em Interpretação vocal. A pessoa que irá tocar me acompanhando pode ser estudante de outra instituição ou também tem que ser estudante matriculado na USP?

O(a) músico/musicista que acompanhá-lo(a) poderá ser externo(a) à USP, pois a Comissão Julgadora avaliará apenas a sua interpretação vocal. Por ser externo à USP o(a) instrumentista acompanhante não deverá se inscrever, apenas o(a) intérprete vocal.

Se eu quiser me inscrever como intérprete vocal e instrumental em qual das subcategorias me inscrevo?

Você deverá escolher entre interpretação vocal ou interpretação instrumental. Não é possível se inscrever em ambas. É possível executar os dois, porém apenas a subcategoria inscrita será avaliada pela Comissão Julgadora.

Em Interpretação Vocal posso apenas cantar sem ter instrumentos acompanhando?

Sim, não precisa necessariamente tocar ou ser acompanhado por instrumentos para se inscrever e se apresentar como intérprete vocal.

Na subcategoria Composição em Música Popular é permitido o envio da cifra da música em vez da partitura?

Nesta subcategoria é necessário o envio da partitura como consta no regulamento. Apenas nas subcategorias Arranjo, Interpretação Vocal ou Instrumental é permitido o envio de cifras.

Gostaria de saber mais detalhes de como deve ser feita a partitura exigida no caso da subcategoria Composição.

O que deve ser entregue é a notação musical de sua composição na forma de partitura. Caso você não domine essa técnica deverá pedir ajuda a algum músico ou utilizar aplicativos/softwares que transcrevam, em notação musical, a sua composição.

Todos os instrumentos que constam na gravação devem estar na partitura ou apenas para os quais eu compus?

Apenas os instrumentos os quais participam da sua composição, pois apenas seu trabalho será avaliado pela Comissão Julgadora.

A categoria Música Popular destina-se apenas à canções e interpretações brasileiras?

Não necessariamente. Também são permitidas inscrições de músicas de outros países

A categoria de Música Popular é destinada apenas à música brasileira, como o choro, ou é aberta para qualquer estilo, como o Jazz, Fusion ou Progressivo?

A categoria Música Popular é aberta a qualquer estilo popular.

Se é exigida uma partitura no arquivo, então, como proceder dado a complexidade de minha composição, que possui muitos instrumentos (violão, guitarra, baixo, sintetizadores, bateria)? É necessária uma partitura para cada um deles, ou apenas a cifra do violão base é suficiente?

É necessária a partitura da composição para o instrumento para qual foi feita. No caso de composição para mais de um instrumento, devem ser elencadas, em um mesmo PDF, todas elas.

É exigido que na ficha técnica constem os nomes dos músicos, porém no regulamento está escrito que é proibido conter qualquer referência ao nome do autor no conteúdo do arquivo. Deste modo, gostaria de saber como proceder neste caso, visto que eu sou um dos músicos.

As informações sobre os músicos devem aparecer desde que não se trate(m) do(s) candidato(s) em questão.

Texto

Me inscrevi na categoria Música, mas gostaria de utilizar a letra da minha canção para concorrer à categoria Texto. É possível?

Sim, desde que,  faça a inscrição na categoria texto enquadrando a letra de sua canção na subcategoria pretendida.

Na categoria Texto também são aceitas traduções?

Não há a subcategoria ‘tradução’. A categoria texto só aceita trabalhos de autoria ou coautoria.

O Nascente USP possui o direito de publicação do texto, caso eu seja vencedor(a) do concurso? Ou seja haverá algum problema se o texto for aceito para publicação após o concurso?

O Nascente USP tem o direito de publicar o material que vocês inscreveram, mas não há nenhuma exclusividade. O material é de sua propriedade intelectual e você poderá publicá-lo em outros espaços.

Se o autor já tiver obras no meio literário, isso se torna um impeditivo para ele ser premiado?

Não há um impeditivo em ter publicações anteriores.

Na categoria Texto há limite de caracteres/palavras?

Não há limite de palavras ou caracteres definidos, mas o texto deve atender a formatação prevista no regulamento, portanto, a quantidade de caracteres deverá estar dentro do limite mínimo e máximo de laudas, de acordo com a formatação exigida.

Gostaria de confirmar se essa liberdade na subcategoria Poesia se aplica à formatação, quantidade de linhas (versos) por página, tamanho da fonte, etc.

Sim, se aplica.

Na subcategoria Poesia, cada poema precisa começar em uma nova folha?

Não necessariamente.

Uma página na qual estivesse disposto o título da obra contaria como quantidade de laudas total também?

Sim.

Segui a formatação exigida no regulamento, mas não consegui deixar cada lauda com 25 linhas, esse número varia em cada lauda?

Se a formatação for seguida à risca, não tem problema não ter dado exatamente 25 linhas por lauda.

A capa conta como lauda?

Não.