Milhares de vagas em cursos e atividades para a 3ª Idade são abertas na USP

Mais de 4 mil vagas gratuitas estão sendo disponibilizadas pelo programa Universidade Aberta à Terceira Idade da USP

Por Elcio Silva
12/07/2017 10h53

A USP abre inscrições para as atividades do segundo semestre de 2017 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Em sua 47ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, traz 4110 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos.

As pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas. Pensando nessa demanda crescente por atividades, a USP oferece a cada semestre uma gama variada de vagas para esse público em uma ação que visa incluí-los no ambiente universitário e também favorecer um intercâmbio geracional com seus alunos.

“Em 2017 o principal objetivo da Universidade Aberta à Terceira Idade será o fortalecimento do vínculo do  idoso com a USP”, explica o médico Egídio Dórea, coordenador do programa. “Para isso, buscaremos ouvir o idoso sobre os cursos e atividades, sugestões de novos cursos, novos temas a serem explorados e que os mesmos considerem importantes”.

Inteligência Artificial, Mecatrônica, Comércio Eletrônico, Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol, Produção Audiovisual em Comunicação Digital e Oficina de caracterização de jóias e pedras preciosas, estão entre os 472 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da Cidade Universitária, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Atividades esportivas exclusivas para idosos também têm vagas em programas como Treinamento Funcional, Pilates, Meditação e Yoga, Dança Circular e Musculação.  Além disso serão oferecidas atividades culturais com especialistas de diversas áreas, como Práticas com tablets e celulares, Artesanato, Canto Coral, Redes Sociais, Empreendedorismo Residencial e Noções Gerais de Direito.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completa 23 anos de atividades ininterruptas, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e é realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

Serviço

Universidade Aberta à Terceira Idade

A relação completa de atividades está disponível no site prceu.usp.br/3idade.

Inscrições para disciplinas regulares | De 24 a 28 de julho de 2017 − Vagas limitadas disponíveis por ordem de chegada.

Inscrições para as atividades complementares | Cada unidade define seu calendário de inscrição, por­tanto, é imprescindível observar as informações de cada atividade na consulta ao site.

Todas as atividades são gratuitas e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.  

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.

Por Comunicação Institucional - PRCEU

Universidade Aberta à Terceira Idade
      • obs: Para as atividades complementares as inscrições serão realizadas diretamente nas unidades da USP ao longo do semestre. Verificar as datas na consulta ao site.