A ciência no universo farmacêutico

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 05/10/2018

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

Aciencianouniversofarmaceutico3

“O Farmacêutico é um profissional multidisciplinar que pode atuar na
pesquisa e desenvolvimento de fármacos, medicamentos e cosméticos; na orientação do uso de medicamentos; em órgãos de fiscalização, indústrias farmacêuticas e cosméticas; hospitais, na orientação para a prevenção de doenças e promoção de saúde; na gestão de estabelecimentos farmacêuticos; na realização de exames laboratoriais e de análises clínicas, entre outros. E adivinhe? A ciência está envolvida em todos estes processos, ou seja, em todas as atividades do profissional farmacêutico. Neste contexto, o objetivo desta atividade será elaborar uma série de experimentos práticos que possam demonstrar a importância da ciência para o farmacêutico, compartilhando experiências para divulgar e popularizar o universo farmacêutico. Para tal, mesas compostas por atividades práticas de curta duração serão preparadas de forma a responder as seguintes perguntas:

a) como determina se um comprimido vai dissolver no estômago ou no intestino para exercer seu efeito?

b) como indicar se o comprimido vai se desfazer mais rápido ou mais devagar?

c) como o conteúdo do comprimido entra na célula?

d) como se determina o prazo de validade de um medicamento ou cosmético?

e) como o protetor solar que uso vai me proteger dos raios solares?

f) hemograma: do que é composto o sangue?

g) o que é uma solução é ácida ou básica?

h) como saber se uma planta ou os produtos naturais podem ter efeito em uma doença?

Professores e alunos de pós-graduação serão envolvidos nas atividades, de forma a demonstrar a importância da Matemática de uma forma simples, utilizando-se de experimentos práticos e ilustrativos.

As atividades demonstrativas serão planejadas de forma que sejam plenamente acessíveis a todo o tipo de público, trazendo os conhecimentos científicos para os saberes do povo.”

A ciência no universo farmacêutico