Bloco de carnaval que homenageia Dona Yayá percorre o Bixiga pelos direitos das mulheres

Centro de Preservação Cultural - 18/02/2019

Bloco Dona Yayá faz seu tradicional cortejo de pré-carnaval no dia 24 de fevereiro.

O Bloco Dona Yayá, criado pela organização União de Mulheres de São Paulo, homenageia essa personagem que foi moradora do casarão localizado na Rua Major Diogo n. 353, hoje sede do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo.  O bloco há 20 anos percorre as ruas do Bixiga pautando questões de gênero, direitos das mulheres, saúde mental e a memória de Dona Yayá nas letras das suas marchinhas. O cortejo acontece na semana que antecede ao Carnaval, começando com a concentração na sede da organização, e terminando com a entrada dos integrantes na Casa de Dona Yayá. O tema do bloco para 2019 é o voto feminino, direito conquistado no Brasil em 1932 na mesma data do desfile, 24 de fevereiro. Segundo as organizadoras, a escolha desse tema é uma forma de chamar atenção para a baixa representatividade das mulheres nos cargos eletivos do legislativo e do executivo e na formação de políticas públicas no país.

A União de Mulheres do Município de São Paulo é uma organização não governamental sediada no bairro da Bela Vista que defende os direitos das mulheres com mais de 30 anos de existência. Promove diversas ações com o propósito de destacar os desafios que as mulheres enfrentam na luta pela igualdade, apontar propostas de atuação, e, principalmente, conscientizar as mulheres para que elas busquem  desenvolver seu potencial pessoal, social, político e econômico. Projetos como o Promotoras Legais Populares e o Maria, Marias buscam orientar o acesso à justiça, serviços e políticas públicas que possam melhorar as condições de vida das mulheres e das pessoas a sua volta. O grupo promove ainda cursos em parceria com instituições públicas, seminários, rodas de conversa e atos públicos que vêm ampliando o debate sobre questões que afligem as mulheres não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Dona Yayá

Nascida em 21 de janeiro de 1887, de família pertencente à elite paulistana, Sebastiana de Melo Freire, a Dona Yayá, perdeu irmãos e pais ainda jovem, e nunca se casou. Em 1919, após apresentar recorrentes sinais de desequilíbrio emocional, Dona Yayá foi internada em um hospital psiquiátrico e tida como incapaz de administrar a fortuna da qual era a única herdeira. Sua interdição causou comoção na sociedade paulistana, gerando uma série de artigos publicados pelo jornal sensacionalista O Parafuso. Em 1920, passou a receber tratamento em casa, sob acompanhamento médico, onde receberia melhores cuidados. Veio então morar em uma chácara localizada nos arrabaldes da cidade, que é hoje constitui o bairro da Bela Vista (conhecido como Bixiga) mas que à época era uma região tranquila e afastada do burburinho urbano. Em razão do seu precário estado de saúde, Dona Yayá viveu reclusa nessa casa por 40 anos, juntamente com amigos da família e empregados. Passava a maior parte do tempo encerrada em aposentos que foram especialmente adaptados para sua segurança, segundo critérios médicos.

Essa é a história que o bloco da União de Mulheres tomo como símbolo contra todas as formas de opressão que marcam a luta feminista. Nessa discussão está presente,  também, a luta antimanicomial, movimento pelos direitos das pessoas com sofrimento mental que defende o direito a viverem em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Veja mais em: http://blocodadonayaya.blogspot.com.br/

https://vimeo.com/48027866 (Bixiga em Artes e Ofícios/CPC-USP)

27540743 893972307450323 261795154433608796 n

A boneca Dona Yayá, principal alegoria do bloco, “descansa” na varanda. Fotos: Divulgação/Acervo CPC.

DOMINGO NA YAYÁ ESPECIAL

24 de fevereiro

BLOCO DE CARNAVAL DONA YAYÁ

Das 18h às 19h

Saída do bloco às 16h30, da sede da União de Mulheres de São Paulo, na Rua Coração da Europa, 1395 (Bela Vista, São Paulo).

Percurso: Rua Conselheiro Carrão, Rua 13 de Maio, Praça Dom Orione, Avenida Rui Barbosa, Rua Conselheiro Carrão, Rua Major Diogo, até a Casa de Dona Yayá.

Abertura da Casa: 10h às 19h

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Endereço: Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo – SP

Contato: 2648-1501 / 1511 ou cpcdivulga@usp.br

Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Imagem: Divulgação/Acervo CPC

Domingo na Yayá