Calouros idosos são recebidos em evento cultural da USP

Comunicação - PRCEU - 21/08/2018

A terceira edição do Dia do Calouro da Terceira Idade traz palestras, atividades culturais e apresentações artísticas para maiores de 60 anos

Por Elcio Silva | Foto – Luiz Paulo Dionísio Xavier
21/8/2018 9h11

A USP Aberta à Terceira Idade (UATI) promove nesta quinta-feira, 23 de agosto, das 9h às 14h, o Dia do Calouro da Terceira Idade. A programação gratuita é voltada especialmente ao público acima dos 60 anos, participante ou não das atividades do programa.

A iniciativa recepciona os alunos matriculados em suas 340 atividades na capital e nos campi do interior. São disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Esse semestre foram disponibilizadas 4.279 vagas.

Os participantes poderão obter mais informações sobre o programa, ouvir depoimentos de quem voltou à faculdade depois dos 60 anos e de seus professores, saber quais as possibilidades a serem exploradas e ainda participar de roteiros do Giro Cultural da USP.

Segundo o médico Egidio Dórea, coordenador da UATI, a intenção é recepcionar e abraçar o calouro idoso, assim como já é feito na Semana de Recepção aos Calouros da USP.

“Além de ser um momento de confraternização, os participantes ouvirão as experiências de alunos e docentes e poderão dimensionar o papel da USP para com a terceira idade. Cada vez mais a USP entende a importância da população idosa e abre as suas portas para que todos possam usufruir dos seus cursos de forma gratuita e o mais ampla possível”, relata.

Palestras

O evento é aberto a qualquer pessoa acima dos 60 anos que tenha interesse na USP Aberta à Terceira Idade e queira conhecê-la melhor. A iniciativa também tem como objetivo aproximar os alunos, visto que as disciplinas são descentralizadas. Como diferencial, a partir deste semestre, será retomado um projeto jornalístico realizado pelos idosos, o Jornal Reproposta.

A aluna Etty Veríssimo, que participou desde as primeiras edições do periódico, foi convidada para palestrar sobre a iniciativa.

O Jornal Reproposta foi criado em dezembro de 1997, durante a disciplina Aventura de Fazer Jornal, ministrada pelo professor Manuel Carlos Chaparro. O jornal bimestral, com temas voltados para os público sênior, foi publicado até julho de 2004 sob a supervisão do docente. Posteriormente virou uma revista semestral orientada pela professora Cremilda Medina, também do Departamento de Jornalismo da ECA – USP.

O Reproposta foi descontinuado em 2006 e, por sugestão de Etty Veríssimo, será retomado em 2018, em formato digital, novamente sob a supervisão da professora Cremilda.

Os idosos também poderão acompanhar a palestra da historiadora Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa, que difunde a importância de histórias de vida e como estes relatos podem servir de modelo para inspirar pessoas.

Teatro e Música

A programação artística destaca a exibição de uma peça teatral sobre a importância da imunização em idosos. Também serão realizadas apresentações musicais com violonista Pelegrino Soliano, com clássicos da MPB, e de Cecília Faipó, com o show interativo BoSSaSamba que tem o objetivo de melhorar a postura corporal para atingir uma consciência de corpo-mente e coração saudáveis.

A programação completa e o formulário de inscrição está disponível em: https://prceu.usp.br/3idade/iii-dia-do-calouro-da-universidade-aberta-terceira-idade/.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo e-mail 3idade@usp.br ou por telefone (11) 3091-9183.

Dia do Calouro da Terceira Idade da USP

Quando | 23 de agosto, das 9h às 14h
Onde | Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Rua da Biblioteca 21, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo – SP.
Custo | Gratuito
A inscrição deve ser feita online via preenchimento de um formulário (clique aqui).

Saiba mais em https://prceu.usp.br/3idade/

Dia do Calouro da Terceira Idade da USP