Cia do Latão: O Pão e a Pedra

Teatro da Universidade de São Paulo - 10/05/2016

O Pão e a Pedra, nova montagem da Companhia do Latão, faz sua estreia no palco do Teatro da USP na capital a partir de 13 de maio. A peça acompanha as dificuldades de diversas personagens do mundo do trabalho durante a greve dos metalúrgicos ocorrida em 1979 no ABC. Histórias de aprendizados políticos e de luta pela sobrevivência se desenvolvem em torno do caso central de uma mulher operária que se disfarça de homem para melhorar de vida, questionando a situação feminina num ambiente fabril. A montagem fica em cartaz até 03 de julho, de quarta à sábado, às 19h30 e domingo, às 18h.

A encenação mescla elementos realistas, fantásticos e documentais, e contrasta a prática política de uma greve histórica cujas assembleias no Estádio da Vila Euclides reuniam mais de 70 mil trabalhadores, com as expectativas ideológicas alimentadas pelo imaginário de três grupos: o novo sindicalismo, a Igreja progressista e o movimento estudantil de esquerda. Em meio à campanha salarial e ao enfrentamento da polícia, os operários de O Pão e a Pedra travam um embate com a própria vida coisificada.

Sob a direção de Sérgio de Carvalho, também responsável pela concepção do projeto e pelo roteiro final, a montagem é uma criação coletiva que contou com a colaboração de uma equipe de pesquisadores, entre os quais Julian Boal. A direção musical e a execução ao vivo ficam a cargo de Lincoln Antonio, do grupo musical A Barca, que volta a colaborar com a Companhia do Latão depois de 15 anos. No elenco, 10 atores, entre os quais Helena Albergaria, Ney Piacentini e Rogério Bandeira.

O Pão e a Pedra é uma das principais realizações do projeto Companhia do Latão 2013-2016, contemplado no edital da Petrobras Cultural na linha de Manutenção de Grupos de Teatro.

Elenco Beatriz Bittencourt, Beto Matos, Érika Rocha, Helena Albergaria, João Filho, Ney Piacentini, Rogério Bandeira, Sol Faganello, Thiago França Direção Musical, composição e execução Lincoln Antonio Cenário e figurinos Cassio Brasil IluminaçãoMelissa Guimarães e Silviane Ticher CenotécnicoValdeniro Pais Dramaturgo assistente Julian Boal Colaboração na dramaturgia Helena Albergaria Registro videográfico Natalia Belasalma Assistência de direção Maria Lívia Nobre Equipe de pesquisa Julian Boal, Marcelo Berg, Maria Lívia Nobre, Natália Belasalma, Olívia Tamie, Sérgio de Carvalho Fotografias do cartaz Cristiano Mascaro Arte do programa e cartaz Marcelo Berg Assistência de produção Olívia Tamie ProduçãoJoão Pissarra Dramaturgia e direção Sérgio de Carvalho

Cia do Latão: O Pão e a Pedra
  • Classificação: Livre