Cia do Tijolo se apresenta nos campi do interior pelo Circuito TUSP de Teatro

Teatro da Universidade de São Paulo - 20/09/2016

Desde 2008, o Circuito TUSP de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos. No segundo semestre de 2016, o evento chega à sua 15ª edição com o espetáculo convidado Cantata para um Bastidor de Utopias, da Cia do Tijolo. Além das apresentações do espetáculo, o XV Circuito TUSP de teatro oferece ainda um workshop com a Cia. do Tijolo intitulado “O Ator Rapsodo”. Os eventos são gratuitos e ocorrem nas cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba e Bauru a partir de 24 de setembro.

CANTATA PARA UM BASTIDOR DE UTOPIAS | Cia do Tijolo

Mariana Pineda foi enforcada aos 26 anos por desafiar o poder do rei Fernando VII ao bordar uma bandeira para a causa liberal espanhola, no início do séc. XIX. Ela e sua história deram origem à peça de Federico García Lorca que é a base para o premiado musical da Cia do Tijolo. A criação se mescla a fatos da ditadura militar brasileira e teve auxilio de intelectuais, como Frei Betto.

Lorca exaltou em poemas e canções a jovem heroína que desafiou o autoritarismo monárquico. Quase noventa anos depois, na adaptação da Cia do Tijolo, Mariana Pineda continua a bordar sua bandeira, símbolo da Utopia. Nos intervalos da cantata, nos bastidores, os atores da montagem conversam, fazem cenas e cantam músicas de resistência, ampliando a discussão referente aos temas do amor, da liberdade e da revolução.

Contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o espetáculo destacou-se com premiações no 26º Prêmio Shell (Cenário e Música), indicado ainda na categoria Direção; prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013 na categoria Projeto Sonoro, com outras três indicações – Melhor Elenco, Trabalho em Espaço não Convencional e Projeto Visual; e indicação ao Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2013. Considerado ainda uma das três melhores estreias de 2013 pela Folha.

WORKSHOP: O ATOR RAPSODO | Cia do Tijolo

A oficina pretende proporcionar uma vivência criativa a partir do diálogo entre temas do cotidiano dos participantes e materiais provenientes do repertório cultural brasileiro. Depoimentos pessoais se amalgamam a contos, canções, poemas.Vivências pessoais são recriadas a partir de estímulos estéticos. Como pode um artista falar de si a partir de obras de outros autores e, por outro lado, fazer com que essas obras se reinventem a partir de suas vivências e experiências? Essa é a pergunta que pretendemos viver e reviver durante nossos encontros. (Duração: 4 horas. Público-alvo: alunos de teatro e música acima de 16 anos)

São Carlos | 24 e 25 de setembro, 18h | Semana de Arte e Cultura da USP
Teatro do SESC São Carlos | Av. Comendador Alfredo Maffei, 70