CINUSP apresenta mostra “O Circo Chegou!”

CINUSP Paulo Emílio - 01/10/2015

O CINUSP exibe entre 05 e 25 de outubro a mostra “O Circo Chegou!” sobre a magia do universo do circo.

São filmes em que o circo é o tema ou a inspiração, como os clássicos O maior espetáculo da terra Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues. Mas também será abordada a íntima relação do circo com o cinema desde sua origem.

Nas sessões Viagem ao Primeiro Cinema serão apresentados mais de 30 filmes de 1894 a 1908 e algumas placas de lanterna mágica do século XIX. Os espectadores vão entender como os filmes eram vistos naquela época com narração ao vivo da pesquisadora e curadora Nina Giacomo.

Na mostra também não irão faltar obras que retratam a arte do palhaço, com filmes de Chaplin, o mexicano Cantinflas, Irmãos Marx, e os brasileiros Trapalhões, Mazzaropi e Piolin, este último homenageado em sessão especial com a presença da diretora Suzana Amaral e o pesquisador Walter de Souza.

Tem ainda uma sessão muito especial do filme Os Palhaços, de Frederico Fellini, seguida de um debate com o Grupo de Estudos da Palhaçaria. Por fim, toda a mostra será acompanhada por apresentações circenses em volta do CINUSP na Cidade Universitária.

Completam a mostra ainda Parade, de Jacques Tati, e As 7 faces do Dr. Lao, além do russo Tsirk, recentemente restaurado e digitalmente colorido.

CINUSP apresenta mostra “O Circo Chegou!”
  • Classificação: Livre