Cinusp encerra Ciclo 100 Paulo Emílio

Comunicação - PRCEU - 30/09/2016

Por Vitor Andrade

Publicado em 30/09/2016 15h32. Editado em 1/10/2016 10h*.

O Cinema da USP – Cinusp Paulo Emílio realizou, no último dia 29 de setembro, uma das últimas sessões do ciclo “100 Paulo Emílio”, que marca o centenário de nascimento do crítico, escritor e fundador do curso de Cinema da ECA-USP.

Desde o dia 5 de setembro, em parceria com diversas instituições, o Cinusp exibiu filmes analisados por Paulo Emílio durante sua longa carreira, finalizando com a obra Zézero, de Ozualdo Candeias. A sessão foi seguida de palestra de Ismail Xavier, professor do departamento de Audiovisual da ECA-USP.

Zézero, lançado em 1974, é um média-metragem de 30 minutos que conta a história de um homem rural que é seduzido pelo vida urbana, ganha a loteria e vive na veia os dramas do impiedoso ambiente da cidade.

A produção é repleta de nudez, palavrões e até cenas de masturbação e estupro, e Candeias recusou-se a exibi-lo à Censura Oficial na época. Devido ao pesado cerco da ditadura militar, a produção e exibição do filme era de fato criminosa, limitando-se a cena cinéfila underground da capital paulista. De qualquer maneira, a película gerou interesse de Paulo Emílio, que escreveu uma crítica contundente:

“A noção de que dinheiro não traz felicidade se insinua, também a ideia de que a matéria rústica é, afinal de contas, preferível à ilusão urbana. Esses arquétipos tradicionais de certo anarquismo, de certa literatura e de certo cinema são expoentes sufocados neste filme pela mais crua desesperança”, foi um dos trechos lidos pelo professor Ismail Xavier durante a palestra, para cujo público reuniu dezenas de estudantes e profissionais do cinema.

O Ciclo 100 Paulo Emílio encerra as apresentações do CINUSP no dia 2 de outubro, no Centro Universitário Maria Antônia com a exibição do filme Ladrões de Bicicletas, às 20h (Rua Maria Antonia, 294).

A programação continua em outros locais, como o Centro Cultural FIESP, que apresenta o 4º SP_Urban Digital Festival, em 15 de outubro, e a 40º Mostra Internacional de Cinema, que apresenta, entre 20 e 30 de outubro,  sessões ao ar livre no vão do MASP com cinco filmes escritos por Paulo Emílio.

A festa de encerramento oficial da programação comemorativa acontece em 17 de dezembro na Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo).

Mais informações podem ser encontradas no site oficial.

*Foi excluída uma citação erroneamente atribuída a Ray Gardinier a respeito do filme.

Cinusp encerra Ciclo 100 Paulo Emílio