Comunidade e Universidade unidas pela música em projeto especial

Orquestra da USP apresenta musical didático na comunidade do Jardim São Remo

Por Vitor Andrade
18/10/2016 15h54

Em uma iniciativa inédita e buscando ampliar as ações de cultura e extensão universitária da USP, a OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP – realiza, no dia 26 de novembro, às 11h, um evento gratuito composto especialmente para jovens na comunidade do Jardim São Remo, localizada em área vizinha ao campus da universidade no Butantã. Sob regência de Willian Coelho, a orquestra exibe o programa “Um Grão de Folia”, um musical infantil que apresenta o mundo da música para as crianças, no Circo Escola Bom Jesus (Rua Aquianés, 13, Vila Butantã, São Paulo, SP).

A peça conta a história de um aventureiro, interpretado pelo ator Daniel Guisard, que viaja para o mundo da música e descobre os mais variados instrumentos e tipos de música. Diferentes gêneros, da música erudita ao carnaval e ao baião, fazem parte da composição e o objetivo é ensinar os conceitos básicos de música, como ritmo, melodia e harmonia, de maneira lúdica, performática e interativa.

Além disso, o musical conta com a presença de Sarah Nojosa, uma jovem violinista de 15 anos que realizará um solo de Mendelssohn, “Concerto para Violino em Mi menor – Terceiro Movimento”, apresentando a música erudita para o público do Circo-Escola.

Eduardo Monteiro, diretor da OSUSP, ressalta a importância de atrair os jovens para as artes. “Uma de nossas intenções é ampliar esse tipo de atividade, cumprindo assim uma das principais missões da orquestra. Para tanto, procuramos parceiros para desenvolver conjuntamente novas ideias. A apresentação no Circo Escola da São Remo se enquadra nesse movimento. Nosso espetáculo didático é especialmente pensado para crianças.”, diz Eduardo.

A apresentação é resultado de uma parceria da OSUSP com o Programa Aproxima-Ação do Núcleo dos Direitos da USP, ambos coordenados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

De acordo com o Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro, o evento é uma demonstração efetiva da disposição da USP de promover ações cada vez mais próximas à comunidade em geral. “Neste caso, a nossa orquestra não só fará uma apresentação fora de seus muros, mas estará integrando atividades de uma comunidade vizinha e carente, com uma programação especialmente formatada para as crianças”, adiciona.

Entre outras iniciativas do Aproxima-Ação estão o projeto Crianças e Adolescentes no Campus, que ajuda crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região dos campi, e o projeto Rede de Aproximação, que estabelece reuniões entre instituições dos campi e instituições de moradores em regiões vizinhas.

O Circo Escola Bom Jesus, gerido pela ONG Social Bom Jesus é uma instituição que ensina a arte do circo e outras atividades performáticas para crianças e jovens de comunidades periféricas, visando o desenvolvimento cultural e humano da comunidade. Durante todo o ano, diferentes tipos de eventos artísticos e educativos são oferecidos gratuitamente para o público. Para mais informações, visite o site do projeto.

Um Grão de Folia
Apresentações OSUSP