Próxima semana tem concerto didático gratuito para crianças

Comunicação - PRCEU - 15/10/2018

Confira a entrevista de Mayra Moraes, violinista e vice-diretora da Osusp, para o programa Via Sampa, da Rádio USP.

Com teatro e música a atividade educativa da Osusp propõe interação entre crianças e músicos profissionais

Por Elcio Silva | Foto – Cecília Bastos / USP Imagem
15/10/2018 16h45 atualizado em 17/10/2018 15h15

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza gratuitamente no próximo domingo (21) e na quarta-feira (24 de outubro), duas apresentações do concerto didático infantil Dominó Sinfônico. A primeira será na Sala São Paulo e a segunda no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, na Cidade Universitária.

PRCEU Concerto Didático 104 18 Foto Cecília Bastos 21

A obra mescla música e teatro em uma atividade lúdica. O público-alvo são crianças de 6 a 11 anos. Elaborado em parceria com o Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o projeto tem o objetivo de formar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores.

“O teatro é uma forma de arte que complementa esta experiência de sensibilização do concerto Dominó Sinfônico”, diz Mayra Moraes, violinista e vice-diretora da Osusp. “O gestual, os recursos cênicos e as palavras ajudam a mostrar, de forma lúdica, as informações sobre a música a partir da história que é contada.”

Mayra ressalta ainda o papel da música no processo de desenvolvimento das crianças: “Aproximar-se das artes é uma forma de nos apropriarmos de nossa história. O contato com a música de concerto se insere nesta abertura para o mundo e possibilita uma visão mais ampla de sua própria humanidade. Para a criança que começa a se formar, a música é uma ferramenta. Ela provoca, abre novas portas e apresenta outras possibilidades de ver o mundo”, destaca a violinista.

PRCEU Concerto Didático 104 18 Foto Cecília Bastos 16

Dominó Sinfônico

Com texto do dramaturgo Pedro Rabello e direção teatral de Alice Máximo, a obra conta com atuação de Carolina Braga e Henrique de Paula, cenografia de Guilherme Rodrigues e figurino de Matheus Milanelli, todos estudantes da ECA.

Com regência do maestro William Coelho, o concerto didático infantil possui uma estrutura de espetáculo cênico musical e apresenta um jogo temático de mais de 50 melodias que a humanidade tem ouvido há 300 anos. O arranjo foi desenvolvido por Adail Fernandes e o argumento é de Lúcia Carames Sartorelli, ex-diretora da OSUSP.

PRCEU Concerto Didático 104 18 Foto Cecília Bastos 58 1

Apresentações

Os ingressos para o matinal dominical da Sala São Paulo, em 21 de outubro, às 11 horas, serão distribuídos a partir das 10h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet (https://goo.gl/9DpyB9) ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo. Limitados a quatro por pessoa.

A apresentação no CDI, no dia 24, às 10 horas, é aberta ao público, mesmo sem vínculo com a USP. A entrada é liberada 30 minutos antes do início do concerto e não haverá distribuição de ingressos.

Dominó Sinfônico

Concerto didático infantil da Orquestra Sinfônica da USP

Onde| Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo.
Quando | 21 de outubro de 2018 – domingo 11 horas.
Duração | 1 hora

A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 10 horas da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet (https://goo.gl/9DpyB9) ou na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo. Limitados a quatro por pessoa.

Devido à grande procura, recomendamos que verifique se há disponibilidade de ingressos.
Informações: (11) 3223 3966.

Onde | Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Butantã (Em frente à ECA)
Quando | 24 de outubro de 2018 – quarta-feira, 10 horas.
Duração | 1 hora

A apresentação é aberta e gratuita.

Mais informações sobre os concertos didáticos pelo e-mail sinfonica.adm@usp.br ou pelo telefone (11) 3091 2392.

Legenda das fotos internas – Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) realiza seu primeiro concerto didático em 13 de abril, no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP para crianças dos projetos sociais da comunidade do Jardim São Remo, o Circo Escola e o Espaço Girassol, que participam do programa Aproxima-Ação, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Fotos Cecília Bastos/USP Imagem

Próxima semana tem concerto didático gratuito para crianças