Convidados mexicanos integram a programação do segundo semestre da Orquestra Sinfônica da USP

Comunicação - PRCEU - 25/08/2016

Em agosto a OSUSP iniciará os Concertos Matinais da Sala São Paulo com ensaio gratuito na USP; já em setembro retornam as apresentações da série anual da sinfônica e em outubro a regência e o solo serão de músicos mexicanos.

A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) dá início às apresentações do segundo semestre de 2016, e, além dos tradicionais concertos na Sala São Paulo, inclui também um concerto matinal na Sala São Paulo e ensaios abertos no campus Butantã da USP. Em setembro haverá uma apresentação especial gratuita no Anfiteatro do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB – USP).

O concerto matinal, em agosto, será realizado sob a regência de Marcos Arakaki e solo do fagotista Fábio Cury. Em setembro, as apresentações terão solo e a regência do violonista Fábio Zanon. Em outubro os mexicanos Jesus Medina e Miguel Ángel Villanueva, farão a regência e o solo de flauta, respectivamente. A apresentação no ICB será realizada pelo corpo de músicos da OSUSP.

O maestro Marcos Arakaki conduzirá a execução das obras Abertura de A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, Adágio para Cordas, de Samuel Barber, e Sinfonia nº 8, em Fá Maior, Op. 93, de Ludwig Van Beethoven. Também sob sua regência o fagotista Fábio Cury interpretará a peça Ciranda de Sete Notas, de Heitor Villa-Lobos. As apresentações serão realizadas gratuitamente no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP – CDI (26/08, às 12h30) e na Sala São Paulo (28/08, 11h).

Em setembro Fábio Zanon será solista e regente na peça de Radamés Gnatalli, o Concerto nº 4 “à Brasileira” e também regerá as obras Sinfonia nº 94 em Sol Maior, “Surpresa”, Hob. I-94, de Franz Joseph Haydn e Sinfonia nº3 em Lá Menor, “Escocesa”, op. 56, de Felix Mendelssohn. As apresentações serão realizadas no Centro de Difusão Internacional da USP – CDI (02/09, às 12h30 – gratuita) e na Sala São Paulo (04/09, 16h – ingressos de R$ 20 a R$ 70).

No final de setembro e começo de outubro Jesus Medina regerá as obras Fanfarria para metales y percussiones e Jarabe, ambas de Eduardo Gamboa, e Concierto nº 2 para Flauta y Orquestra (solo de Miguel Ángel Villanueva), Pacífico e Suite Mexicana, composições de Eduardo Angulo. As apresentações serão realizadas no Centro de Difusão Internacional da USP – CDI (30/09, às 12h30 – gratuita) e na Sala São Paulo (01/10, 16h – ingressos de R$ 20 a R$ 70).

A apresentação especial que será realizada no ICB – USP (09/09, 11h) contará com os interpretes da Orquestra Sinfônica da USP para as obras Sonata em Dó Maior para cordas, de Gioachino Rossini, e Divertimento em Ré Maior e Divertimento em Si bemol Maior, ambas de Wolfgang Amadeus Mozart.

A OSUSP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, foi fundada em 1975 e teve como regentes titulares Camargo Guarnieri (1975-1993), Ronaldo Bologna (1993 a 2001), Carlos Moreno (2002 a 2008) e Lígia Amadio (2009 a 2011). Nestes 40 anos de existência, realizou excursão pela Alemanha, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de ópera e se apresentou com regentes e solistas de renome internacional como o tenor José Carreras, o violinista Schlomo Mintz e os pianistas Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Roberto Szidon e Ingrid Haebler. Sua temporada anual consiste em apresentações regulares em diferentes salas de concerto e nos diversos campi da USP.

Concertos OSUSP

Ensaio aberto – Marcos Arakaki (regência) e Fábio Cury (solo)
Quando | 26 de agosto (sexta-feira), 12h30
Onde | Auditório do CDI/USP (800 lugares)
Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/ nº, Cidade Universitária. Em frente ao prédio da ECA. Tel: (11) 3091-2392/ 3091-3063
Quanto | Gratuito

Concerto Matinal – Marcos Arakaki (regência) e Fábio Cury (solo)
Quando | 28 de agosto (domingo), 11h
Quanto | Gratuito
Ingressos disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo a partir do dia 22/08 (segunda-feira), limitados a quatro por pessoa. No dia do concerto a distribuição de ingressos será a partir das 10 horas, limitado a um ingresso por pessoa. Mais informações no telefone: (11) 3223 3966.

Ensaio aberto – Fábio Zanon (regência e solo)
Quando | 02 de setembro (sexta-feira), 12h30
Quanto | Gratuito

Concerto – Fábio Zanon (regência e solo)
Quando | 04 de setembro (domingo), 16h
Duração | 1h40.
Classificação indicativa | a partir de 7 anos
Quanto | de R$ 20 a R$70.
Vendas pelo site www.ingressorapido.com.br e na bilheteria da Sala São Paulo.

Concerto especial Instituto de Ciências Biomédicas
Quando | 09 de setembro (sexta-feira), 11h
Duração | 1h.
Onde | Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi, no Prédio do ICB III – Instituto de Ciências Biomédicas da USP
Avenida Prof. Lineu Prestes, 2.415, Cidade Universitária. Tel: (11) 3091-2392/ 3091-3063.
Quanto | Gratuito

Ensaio aberto – Jesus Medina (regência) e Miguel Ángel Villanueva (solo) – México
Quando | 30 de setembro (sexta-feira), 12h30
Duração | 1h

Concerto – Jesus Medina (regência) e Miguel Ángel Villanueva (solo) – México
Quando | 01 de outubro (sábado), 21h
Duração | 1h30.
Classificação indicativa | a partir de 7 anos
Quanto | de R$ 20 a R$70.
Vendas pelo site www.ingressorapido.com.br e na bilheteria da Sala São Paulo.