CORALUSP ganha prêmio da Câmara de Vereadores de SP

Coral Universidade de São Paulo - 26/07/2017

O Coral da Universidade de São Paulo (CORALUSP) foi honrado com o “Colar Guilherme de Almeida”, concedido pela Câmara de Vereadores de São Paulo, no dia 21 de junho. A honraria homenageia pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado colaboração relevante à literatura, ao cinema, ao teatro, à música, às artes plásticas e a outras formas artístico-culturais de manifestação, bem como à preservação e à divulgação da história da cidade de São Paulo.

Integrante dos quadros da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP) , o órgão agraciado, que completa 50 anos de existência este ano, é composto por 15 grupos e uma oficina coral, sob a direção de sete regentes, com cerca de 560 coralistas.

pasted-image-0

Marcelo de Andrade Roméro, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, esteve na cerimônia e celebrou a premiação, evidenciando a relevância do Coral como meio de interação com a sociedade em geral. Também estavam presentes o diretor do CORALUSP Silvio Macedo, a vice-diretora Ianni Scarcelli e a diretora artística Marcia Hentschel.

Durante a cerimônia, o grupo CORALUSP XI de Agosto fez uma apresentação especial sob a regência de Eduardo Fernandes. O coro também alegrou o fim da solenidade com uma canção bastante paulistana, a convite da Câmara de Vereadores.

O prêmio recebe o nome de Guilherme de Almeida, um importante poeta e ensaísta paulistano. Considerado um dos maiores líricos brasileiros, participou da Semana de Arte Moderna, em 1922.Também cursou a Faculdade de Direito da USP, onde colou grau em 1912.

Além do Coral, foram homenageados com o Colar a escritora Lygia Fagundes Telles; o maestro Júlio Medaglia; o presidente da Sociedade de Veteranos de 1932, coronel Mário Fonseca Ventura; o advogado e pedagogo José Carlos de Barros Lima; o docente titular do Museu Paulista, Jorge Pimentel Cintra; o sociólogo José de Souza Martins; e a Pró-TV, entidade fundada em 1955 pela atriz Vida Alves juntamente com a Associação de Pioneiros da TV.

Foto interna: Diretora artística Marcia Hentschel, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP Marcelo de Andrade Roméro, diretor do CORALUSP Silvio Macedo, vice-diretora Ianni Scarcelli e maestro Eduardo Fernandes após a cerimônia de premiação. (Foto: Comunicação CoralUSP)

Foto de Capa: Grupo CORALUSP XI de Agosto fez uma apresentação especial sob a regência de Eduardo Fernandes. (Foto: Comunicação CoralUSP)

CORALUSP ganha prêmio da Câmara de Vereadores de SP