Curso no Maria Antonia da USP discute fantasias literárias e psicanálise

Centro Universitário Maria Antonia - 18/10/2018

Proposta é refletir sobre fantasia, sonho e a lógica do inconsciente a partir da literatura e da psicanálise

Atualizado em 25/10/2018 – 9h40 | Foto de rawpixel em Unsplash

As relações entre a literatura e a psicanálise são o foco do curso A Literatura e o Paradigma do Sonho que será ministrado pelas professoras Sandra Nunes e Mara Selaibe no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP.

Na literatura – território das palavras – o universo das imagens está presente de modo singular: a cada frase lida, a cada personagem delineado uma imagem, um conjunto de imagens se constrói na mente do leitor. As relações entre a construção de uma estética literária e o paradigma do sonho dialogam nos interstícios de uma lógica específica. Lógica do inconsciente, presente na literatura onde se encontram dinâmicas de aberturas instigantes, por vezes turbulentas e por vezes sub-reptícias, entre a imagem e o texto.

Dividido em quatro encontros, a partir de 6 de novembro, o curso acontece todas às terças-feiras das 16h30 às 18h30. Serão trabalhadas obras de diferentes escritores como o brasileiro Álvares de Azevedo, o argentino Jorge Luís Borges e os alemães Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann e Wilhelm Jensen.

O curso tem custo de R$ 200. Estudantes e professores têm 20% de desconto. Idosos (acima de 60 anos) pagam R$ 120.

Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação.

Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.

6 de novembro

Explicitação das relações entre uma estética literária e o paradigma do sonho como proposto pelo entendimento psicanalítico.

13 de novembro

Discussão sobre os procedimentos literários propostos por Borges e a ideia de fantasia inconsciente freudiana.

27 de novembro

O fantástico na literatura de Hoffmann: sonho ou delírio?

4 de dezembro

Paralelos entre a narrativa literária e a narrativa onírica.

Sobre as professoras

Sandra Regina Chaves Nunes é pesquisadora e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades do Núcleo Diversitas (FFLCH-USP). Também é professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e FATEC. É autora do Blog Reescrituras Rubianas e de ensaio biográfico sobre Murilo Rubião (www.murilorubião.com.br).

Mara Selaibe é psicanalista do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora colaboradora e pesquisadora no Núcleo Diversitas (FFLCH-USP). É também autora de Ensaio clínico sobre o sentido: pulsões, fantasia e pensamento onírico, e organizadora dos dois volumes de Psicanálise entrevista.

A Literatura e o Paradigma do Sonho

Onde Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP

Quando | De 6 a 27 de novembro, terças-feiras, das 16h30 às 18h30