Teatro da USP apresenta a peça (.dentro)

Teatro da Universidade de São Paulo - 20/07/2016

(.dentro) é uma narrativa sobre uma família que vive em uma casa de onde apenas o pai pode sair e que tem uma regra fundamental:

Se vocês permanecerem dentro, estarão protegidos.

O Teatro da USP – TUSP apresenta de 22 de julho a 28 de agosto a peça (.dentro), que retrata a história de uma família que vive enclausurada em sua casa. A narrativa, inspirada no filme Dente Canino, do diretor grego Yorgos Lanthimos, marca a estreia do grupo Dentro Teatro, formado por alunos egressos do Departamento de Artes Cênicas da ECA – USP. A peça fica em cartaz às sextas e sábados, 21h e aos domingos, 20h. O valor dos ingressos variam de R$ 10,00 (meia-entrada) a R$ 20,00 (inteira). A bilheteria do TUSP abre duas horas antes do início das apresentações.

Sinopse

Pai e mãe decidem criar os filhos dentro de casa. Forjam, para isso, um círculo impenetrável ao redor deles, com a elaboração de regras, jogos de linguagem e pequenas ficções.
Dentro de casa desde que nasceram, os filhos revezam-se entre tarefas de aprendizagem e dinâmicas de jogos para passar o tempo, cuidando para cumprir as regras estabelecidas.

Uma alegoria sobre a tendência contemporânea ao isolamento, à superproteção e ao medo do Outro, a narrativa desta família não deixa de ser também sobre todos nós, sobre as barreiras que instauramos para separar o que é seguro do que é perigoso, e das mentiras que se contam em nome da segurança e da ordem. Livremente inspirada no filme Dente Canino, do diretor grego Yorgos Lanthimos.

Dessa ordem violenta, das ações violentas empregadas para mantê-la, não existe outra consequência possível senão mais violência.

Dentro Teatro

(.dentro) marca a estreia profissional do grupo, e é resultado de cerca de dez meses de trabalho em processo colaborativo. A peça lança as principais linhas de pesquisa do coletivo, como o desenvolvimento de uma dramaturgia autoral, o diálogo com outras linguagens artísticas e a construção de uma linguagem cênica própria, tanto no registro de atuação quanto na encenação. A primeira parte do processo contou com a orientação Antônio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem e professor do Departamento de Artes Cênicas da ECA – SP.

Direção Maíra do Nascimento
Dramaturgia Vicente Antunes Ramos
Atuadores Amanda Massucci, Fernando Moraes, Juliana Piesco, Rafael de Sousa, Sofia Maruci
Cenografia Ewerton Correia
Cenotécnica Erico Casagrande
Iluminação Matheus Brant
Dramaturgia sonora Marcus Vinícius
Áudiovisual Matheus Brant e Júlia Fávero

Duração | 75 minutos
Classificação | 16 anos

O Teatro da USP

Sediado em histórico prédio da rua Maria Antonia, 294, no centro da cidade de São Paulo, o Teatro da Universidade de São Paulo oferece, desde 1996, uma rica programação teatral, programas especiais e mostras que tem por principal objetivo dar visibilidade à pesquisa e produção teatrais de natureza universitária.
Ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o TUSP atua como polo gerador de cultura, provocando o surgimento de novas ideias, suscitando o debate e despertando a reflexão sobre as questões do fazer teatral no Brasil.
O TUSP tem por objetivos difundir e divulgar as artes cênicas em suas mais diferentes manifestações, estimular a criação e o desenvolvimento de grupos teatrais universitários e propiciar, através do teatro, o intercâmbio e a integração entre comunidade interna e externa da Universidade.
Para tanto, recebe em seu espaço temporadas e apresentações de espetáculos e grupos, e organiza encontros, palestras, oficinas, mostras, circuitos e festivais, a partir de projetos próprios e em parcerias com escolas de artes cênicas, grupos teatrais reconhecidos e outros agentes.
Além de sua presença na capital, o TUSP exerce uma atuação expandida nos campi da USP do interior, em Bauru, Pirassununga, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. Esta atuação ampliada tem por principal objetivo potencializar as ações culturais já promovidas pelo TUSP e provocar novos espaços de diálogo entre as diferentes linguagens artísticas e a produção cultural realizada no interior do estado.

Teatro da USP apresenta a peça (.dentro)