Evento cultural da USP recepciona idosos

Comunicação - PRCEU - 28/02/2018

O II Dia do Calouro da Terceira Idade, organizado pela Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, traz palestras, atividades culturais, esportivas e apresentações artísticas para maiores de 60 anos

Por Elcio Silva
05/03/2018 17h03

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da USP promove no dia 8 de março, das 9h às 16h, o II Dia do Calouro da Terceira Idade. A programação gratuita é voltada especialmente ao público acima dos 60 anos, participante ou não das atividades do programa.

A iniciativa recepciona os alunos matriculados em suas 347 atividades na capital e nos campi do interior, divididas entre disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Esse semestre foram disponibilizadas 4743 vagas.

Os participantes poderão obter mais informações sobre o programa, ouvir depoimentos de quem voltou à faculdade depois dos 60 anos e de seus professores, saber quais as possibilidades a serem exploradas e ainda participar de atividades culturais e esportivas, como Dança Sênior, roteiros do Giro Cultural e um passeio pela raia olímpica a bordo da canoa do dragão.

Segundo o médico Egidio Dórea, coordenador do programa, a intenção é recepcionar e abraçar o calouro idoso assim como já é feito na Semana de Recepção aos Calouros da USP.

“O evento é aberto a qualquer pessoa acima dos 60 anos que tenha interesse na Universidade Aberta e queira conhecê-la melhor e busca possibilitar a confraternização de uns com os outros, trazer um pouco da experiência de um aluno antigo e de um docente para alinhar um pouco essas experiências com as expectativas.” relata.

Parcerias

Estão previstos stands da Unibes Cultural, da rede de longevidade LAB 60+, da Editora da USP (Edusp), do programa Giro Cultural USP, do Laboratório Delboni Auriemo – que fará a mensuração de pressão arterial e glicemia capilar com objetivo de orientação dos idosos – e do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP).

Questionado sobre os desdobramentos que o evento pode gerar, Dórea é enfático.

“A iniciativa também tem como objetivo aproximar os alunos, visto que as disciplinas são descentralizadas, e como desdobramentos serão realizadas duas grandes campanhas esse ano com foco em idadismo (ageism) – preconceito e discriminação para com os idosos – e resiliência –  capacidade de enfrentar as adversidades – e também workshops em parceria com a UNIBES Cultural e a rede Lab 60+”, destaca.

Apresentações

Além das parcerias o II Dia do Calouro da Terceira Idade traz a intervenção artística Chá o Palhaço, idealizada por Stela Silva do projeto cultural Arte ao Ar Livre, que explora locais públicos e oferece oficinas de flores com o objetivo de despertar o interesse para a arte com temas de sustentabilidade e preservação da natureza.

A programação musical também está incluída com as apresentações de saxofone com Marco Antonio Bressam, de MPB com Roberto Toledo e de samba com o projeto Saudade do Samba que traz uma formação de violão de seis cordas, cavaco, percussão e voz em composições consagradas na cultura popular brasileira.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail usp3idade@usp.br, por telefone (11) 3091-9183 ou acessar o evento no facebook para obter mais detalhes sobre as inscrições.

A programação completa está disponível em: https://prceu.usp.br/3idade/ii-dia-do-calouro-da-universidade-aberta-terceira-idade/.

II Dia do Calouro da Terceira Idade da USP

Quando | 8 de março, das 9h às 16h
Onde | Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU)
Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo – SP.
Quanto | Gratuito
A inscrição deve ser feita online via preenchimento de um formulário (clique aqui) onde o interessado poderá optar pelas atividades do período da tarde.

Saiba mais em https://prceu.usp.br/3idade/

II Dia do Calouro da Terceira Idade da USP