Economia solidária é tema de treinamento gratuito oferecido pela USP

Comunicação - PRCEU - 29/05/2017

Objetivo do evento é oferecer a todos os interessados uma oficina introdutória sobre essa alternativa aos tradicionais meios de produção, comercialização, consumo e finanças

Por Elcio Silva
29/05/2017 15h21

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP (ITCP) ministra gratuitamente nos dias 3 e 4 de junho a oficina Introdução à Economia Solidária: Autogestão e Viabilidade Econômica. Para participar, os interessados devem fazer inscrição online pelo formulário https://goo.gl/forms/EiqaT9eTsQn4monb2. A oficina é aberta ao público, mesmo sem vínculo com a USP.

Em tempos de crise econômica muitas são as incertezas de investimentos e de condições adequadas de trabalho, mas  a economia solidária é uma forma diferente de pensar, fomentar a produção e movimentar as finanças e os meios de produção de um grupo ou de várias comunidades.

Desenvolvida por meio da autogestão, onde os trabalhadores também são os donos dos meios de produção, neste conjunto de atividades econômicas a organização produtiva, de consumo e produção de riqueza não está centrada no capital e sim no ser humano, buscando dessa forma o princípio de igualdade, uma alternativa às tradicionais relações de trabalho.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP desenvolve desde 1998, por meio da ITCP, o fomento ao desenvolvimento da economia solidária. A incubadora que surgiu para apoiar iniciativas dos moradores do bairro do Rio Pequeno, na região do Butantã, desenvolve hoje vários projetos que orientam e acompanham grupos de diversos setores.

Oficina Gratuita
Introdução à Economia Solidária: Autogestão e Viabilidade Econômica
Quando | 3 e 4 de junho de 2017. Das 9h30 às 18h
Onde | Av. Prof. Lúcio M. Rodrigues, 256, trav. 4, bl. 28 – Cidade Universitária – São Paulo – SP