Peça de Newton Moreno e William Pereira volta aos palcos no Teatro da USP

Teatro da Universidade de São Paulo - 18/04/2017

Desaparecimento, estupro, abandono da mulher, a condição feminina em situações de conflito e o comércio de crianças são alguns dos temas tratados em “Um Berço de Pedra”

O Teatro da USP apresenta de 13 de abril a 07 de maio de 2017 a peça UM BERÇO DE PEDRA. Com texto de Newton Moreno e direção de William Pereira, a montagem é uma coletânea de cinco textos, escritos em tempos e espaços diferentes, mas com um tema em comum: a maternidade como resistência. Em curta temporada no TUSP, o espetáculo foi indicado em seis categorias aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil. Os ingressos custam R$ 50.

Coberto de areia, o espaço cênico se transforma em jardim, deserto e prisão e estabelece um diálogo com a ação dramática. Areia, terra infértil em que se sepultam os mortos, na qual a semente não germina, metáfora do útero seco, deserto de afetos e esperança.

No primeiro dos cinco textos, CANTEIRO, o espaço é um jardim, onde se trava um diálogo e embate entre duas mulheres, uma delas em busca do filho desaparecido durante a ditadura. Com o jardim destruído, e sobre seus destroços, inicia-se O CAMINHO DO MILAGRE, um diálogo entre um presidiário e sua vítima de estupro, grávida. MEDEA é o terceiro, uma releitura de Eurípedes em que a mulher abandonada e humilhada é transmutada em arquétipo da brasileira excluída. O quarto texto, UM BERÇO DE PEDRA é um pungente poema sobre a condição feminina em áreas de conflito, que tanto pode ser a Faixa de Gaza ou a periferia de uma grande metrópole brasileira. Por fim, em TRÁFEGO, uma mãe vende o filho em um semáforo, epílogo poético e doloroso, repleto de memórias e reminiscências de mais um ser que dormiu em berço de pedra.

Ficha Técnica

Texto Newton Moreno Direção e Cenografia William Pereira Elenco Cristina Cavalcanti, Debora Duboc, Jairo Mattos, Lilian Blanc, Luciana Lyra e participação especial de Sônia Guedes Figurinos Cristina Cavalcanti Trilha sonora William Pereira Iluminação Miló Martins Programação Visual Eduardo Reyes Fotografia e Registro em Vídeo Marcos Frutig Projeções Daniel Mantovani Visagista Leopoldo Pacheco Cabelos Paolo Biagiogli Aderecista Michele Rolandi Divulgação Adriana Monteiro Operador de Luz Fernanda Guedella Operador de Som Janice Rodrigues Direção de Palco (estagiários) Andieli Gorci, Henrique Pina e Rodolfo Portal Produção Executiva Rafaela Penteado Assistente de Produção Executiva Paloma Rocha Assistente de Direção de Produção Adriana Florence Direção de Produção Leopoldo De Léo Junior Realização PROAC – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

UM BERÇO DE PEDRA, de Newton Moreno

Quando | De 13 de abril até 07 de maio de 2017, quintas a sábados, 21h; domingos, 19h
Onde | no Teatro da USP
Rua Maria Antonia, 294 – Consolação – SP
Duração | 90 min.
Classificação | 14 anos
Lotação | 98 lugares
Ingressos | R$ 50/R$ 25
Meia-entrada | Para estudantes mediante apresentação de carteirinha ou comprovante de matrícula válido para o ano vigente; para maiores de 60 anos; professores e funcionários da USP mediante apresentação de carteirinha ou hollerith; professores da rede pública estadual e municipal mediante apresentação de hollerith ou carteira funcional emitida pelas respectivas Secretarias de Educação; e classe artística.

Um Berço de Pedra
    • Quinta, Sexta e Sábado