Espetáculo gratuito da Academia de Palhaços no TUSP

Teatro da Universidade de São Paulo - 02/08/2016

Três grandes artistas circenses do passado se reencontram, depois anos, na antessala de uma agência de empregos. Eles sabem que somente um será o escolhido. Suas amizades, memórias, pequenezas e vilanias ficam expostas num espetáculo que é ao mesmo tempo uma ode ao ofício do ator e uma profunda reflexão sobre os fundamentos filosóficos da carreira artística. Eis o fio condutor da trama que será encenada no Teatro da USP – TUSP a partir de 10 de agosto. A peça fica em cartaz até 22 de setembro, às quartas e quintas, e as apresentações são gratuitas.

Baseado na obra do romeno Matei Vişniec, Adeus, Palhaços Mortos! é o mais novo trabalho da companhia Academia de Palhaços. Um espetáculo contemporâneo e provocativo, que problematiza o próprio fazer artístico, com a direção e adaptação de José Roberto Jardim.

Fundada por atores oriundos do curso de artes cênicas da Unicamp, a Academia de Palhaços completa em 2016 nove anos de uma trajetória em pesquisa e produção teatral continuada. A companhia iniciou-se de uma investigação cênica sobre o palhaço de picadeiro brasileiro e, em seus dez espetáculos, transitou pelo universo do ator popular.

Cinco de seus espetáculos eram realizados sobre uma Kombi-Palco. Em 2015, um incêndio no veículo queimou cenários, figurinos, palco e equipamentos.

Diante da catástrofe, a companhia viu seu próprio fim: dois de seus integrantes desistiram do teatro e os três restantes, Laíza Dantas, Paula Hemsi e Rodrigo Pocidônio, precisaram lidar com um inevitável fim/recomeço de ciclo. A necessidade de reinvenção fez com que a companhia convidasse o diretor José Roberto Jardim para reler sua trajetória artística a partir de outras lentes. Em resposta, o diretor trouxe o texto Um Trabalhinho Para Velhos Palhaços de Matei Vişniec, que trata justamente de três artistas circenses diante do fim de suas existências, de suas carreiras e da Arte – a metáfora perfeita para aquele momento de fim/recomeço da Academia de Palhaços.

Se o original romeno remete à comédia do absurdo, ao estilo do conterrâneo Eugène Ionesco, a adaptação – assinada também por José Roberto Jardim – essencializa o texto, universaliza muitas de suas questões e deixa suas contradições mais aparentes. O resultado é um ácido mergulho existencial sobre o fazer artístico, potencializado por uma encenação minimalista, de elementos reduzidos.

Texto original Matei Vişniec Direção e adaptaçãoJosé Roberto Jardim Elenco Laíza Dantas, Paula Hemsi e Rodrigo Pocidônio Direção musical e trilha sonora original ao vivo Tiago de Mello Cenografia e Vídeo-Instalação BijaRi Figurino Lino VillaventuraVisagismo Leopoldo Pacheco Iluminação Paula Hemsi e José Roberto Jardim Direção de produção Carol Vidotti Assessoria de imprensa Pombo Correio Fotografia Lígia Jardim e Victor Iemini Suporte institucional Cooperativa Paulista de Teatro Patrocínio Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo Realização Academia de Palhaços

10 ago a 22 set 2016 | qua/qui, 21h
(não haverá apresentações nos dias 31 ago e 01 set)
70 minutos | 12 anos | apresentações gratuitas
A bilheteria abre com uma hora de antecedência para distribuição dos ingressos (limitados a 1 por pessoa).

Fotos de Victor Iemini

Espetáculo gratuito da Academia de Palhaços no TUSP