Estação Natureza é o novo roteiro do Giro Cultural USP

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 20/05/2015

Exposição interativa que ensina de forma lúdica e educativa sobre os biomas brasileiros

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, reabre este mês a Estação Natureza São Paulo, exposição interativa que ensina de forma lúdica e educativa sobre os biomas brasileiros. A mostra é o mais novo roteiro do programa Giro Cultural USP, que promove visitas monitoradas no Campus USP da Capital. Nesta primeira etapa, serão atendidos grupos de 10 a 40 visitantes em dois dias da semana: terça e quinta-feira, às 10h ou 14h.

Localizada na plataforma de entrada da Estação Ciência, a Estação Natureza foi montada em cinco contêineres que simulam vagões de trem construídos especialmente para a exposição. Durante a visita, é possível ter uma experiência sensorial com simulação de temperatura, aromas, modelos de animais e plantas, além de painéis fotográficos e projeção de imagens das diversas paisagens naturais do Brasil.

Durante o trajeto pelos cinco vagões, monitores acompanham os visitantes pelos ambientes. No primeiro vagão, uma projeção audiovisual introduz conceitos importantes sobre o que será visto durante o passeio. Os demais vagões retratam a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pampa.

Sobre o Giro Cultural USP

O Giro Cultural USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo criado em junho de 2012 com o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP. O Giro Cultural USP conta com cinco roteiros de visitação: três roteiros na Cidade Universitária – Vista Panorâmica: um passeio pelo campus, Científico e Acervo Cultural – o roteiro A USP e a São Paulo Modernista e, mais recentemente, o roteiro Estação Natureza. Informações no endereço eletrônico: prceu.usp.br/programa/giro-cultural.

Foto: Michel Sitnik/EC

Giro Cultural USP – Estação Natureza São Paulo
    • Estação Ciência
    • Rua Guaicurus, 1394, Lapa – próximo ao Shopping da Lapa e Mercado Municipal da Lapa