Evento na Biblioteca Mindlin discute a obra e trajetória de Luís Gama

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 17/04/2015

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, realiza no próximo dia 27 de abril, às 10h, o V Colóquio Mindlin: ‘Se de um quadrado fizer um ovo…’: ousadia literária e política em Luís Gama. O evento é gratuito e, para participar, não é necessária inscrição. Mais informações no site da biblioteca: www.bbm.usp.br.

O colóquio é coordenado por Ligia Ferreira, docente da UNIFESP e pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). O objetivo do evento é discutir a vida e obra do ex-escravo, escritor, jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama (1830-1882). Autodidata, Luiz Gama tornou-se um dos mais expressivos intelectuais negros brasileiros do século XIX e o único, conforme explica a professora Ligia em um dos seus artigos, a ter vivido a experiência da escravidão. Teve uma única obra publicada: Primeiras trovas burlescas, coletânea de poemas líricos e de sátira social e política (1859, 1861). Também colaborou com diversos jornais paulistanos tais como o Diabo Coxo (1864-1865) e Cabrião (1866-1867).

O evento faz parte da série de atividades acadêmicas organizadas pela Biblioteca Mindlin na intenção de apresentar e debater sob diversos ângulos figuras importantes da intelectualidade brasileira ou estrangeira que se destacaram na vida do nosso país.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

V Colóquio Mindlin: ‘Se de um quadrado fizer um ovo...’: ousadia literária e política em Luís Gama
    • Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin | Sala de Palestras
    • Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo