Evolução: A adaptação em jogo

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

Evolução adaptacao em jogo

Créditos | Andreas Kay

Neste minicurso iremos explorar o universo das incríveis adaptações que frequentemente nos maravilham em documentários da vida selvagem. Mas, no lugar de apenas nos maravilhar com essas adaptações, propomos compreende-las como partes de um mecanismo muito maior e mais complexo que norteia o desenvolvimento de toda a vida no planeta e que pode explicar como ela se desenvolveu aqui ao longo de bilhões de anos. Assim, propomos um minicurso focado no conceito de adaptação tendo como “Mote” principal responder à pergunta: Como fenótipos altamente especializados surgem? Apresentaremos aos estudantes uma série de exemplos de animais e plantas que apresentam fenótipos especificamente adaptados ao ambiente onde vivem. A partir disso lançaremos a pergunta como eles surgiram? Se o ambiente onde vivem mudar o que vai acontecer?
Para responder a essa questão vamos propor uma reflexão sobre a variabilidade fenotípica dentro das espécies e sobre o valor adaptativo de diferentes fenótipos diante de pressões seletivas vindas do ambiente. Vamos trabalhar o conceito de Seleção Natural aplicando o jogo “A guerra dos bicos” depois vamos retornar a exemplos de adaptação extremos e tentaremos explicar como estes fenótipos altamente especializados surgiram.

Evolução: A adaptação em jogo
    • Laboratório de Química da Faculdade de Educação – USP