Bairro do Bixiga é tema de exposição artística em São Paulo

Comunicação - PRCEU - 04/04/2017

Cores do Bixiga na Yayá” é o resultado de oficinas realizadas com objetivo de registrar peculiaridades do Bixiga na percepção de moradores do bairro

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Centro de Preservação Cultural da USP (CPC-USP), conhecido por Casa de Dona Yayá, prorroga, até o dia 5 de maio, a exposição Cores do Bixiga na Yayá. A mostra traz desenhos, pinturas e maquetes produzidas durante duas oficinas promovidas pelo CPC-USP em 2015, ministradas pelo artista plástico Wagner “Arieh” Lins. A exposição gratuita fica aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos domingos durante a programação de Domingo na Yayá.

Arieh orientou grupos de crianças, jovens e de terceira idade no registro e na exploração das cores, tons e histórias do multicultural bairro do Bixiga por meio da linguagem da arte naïf, caracterizada pelo descompromisso com as regras estéticas estabelecidas por movimentos artísticos. Os participantes foram convidados por meio de escolas públicas e de organizações comunitárias, como o Núcleo de Convivência para Idosos da Paróquia Nossa Senhora Achiropita.

O resultado foi um variado conjunto de trabalhos que retratam, a partir das impressões dos participantes, elementos, tons, sabores e texturas encontrados no Bixiga, constituindo um mosaico de fragmentos dos diferentes aspectos do bairro.

Também integram a exposição vídeos com depoimentos dos participantes e peças gráficas e cenográficas produzidas a partir dos elementos visuais criados pelos participantes. Além do material exposto, monitores realizarão atividades educativas com o público e os resultados serão incorporados à mostra.

O CPC, criado em 2002, é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP cujo principal papel é formular diretrizes e políticas de preservação do patrimônio da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Além disso, tem como função inventariar e promover a valorização dos bens culturais da USP, assessorar processos de restauração, intervenção, incorporação e alienação do patrimônio universitário.

O órgão vem ainda contribuindo para o estreitamento e diversificação dos vínculos entre a universidade e a sociedade por meio da realização de ações de difusão do conhecimento no campo do patrimônio cultural por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

Exposição “Cores do Bixiga na Yayá”
Onde | CPC-USP – Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo – SP
Quando | segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e domingos da programação Domingo na Yayá | até 5 de maio de 2017
Quanto | Gratuito