Exposição Fotográfica “Belezas da Física “

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 05/10/2018

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

“Solar Halo”
Halo solar de 22° e o prédio A3 onde está o Laboratório de Matéria Mole, EACH.
Esse tipo de halo colorido é devido à refração da luz solar em minúsculos cristais de gelo em suspensão na atmosfera. Optics & Photonics, OSA (Sociedade Americana de Óptica) Image of the Week, 06/03/2016.

AdrianaHalo2016

Crédito | Profa. Dra. Adriana P. B. Tufaile

“The parhelic-like circle (Círculo Parlasérico, Cães do Laser e Pilares do Laser)”
Espalhamento de feixe laser por uma borda de Plateau de bolhas de sabão. Você também pode fazer esse padrão luminoso em casa, assista ao vídeo no YouTube: “Faça um HALO com LASER”. Menção Honrosa no concurso de fotografia de Optics & Photonics da OSA (Sociedade Americana de Óptica) 2015.

AlbertoCirculo

Crédito | Prof. Dr. Alberto Tufaile

“Light Shaped by Superparamagnetic Film and Super Magnets”, Espalhamento de luz de um anel de LEDs através de uma fina camada de ferrofluido (líquido superparamagnético) sob influência do campo magnético aplicado de 3 super ímãs de terra rara.

AdrianaTufaile

Crédito | Profa. Dra. Adriana P. B. – Tufaile

“Lucy in the sky with magnets”, Padrão com helicidade observado numa tela de TV de tubo de raios catódicos, onde o feixe de elétrons é defletido pela força de Lorentz devido ao campo magnético de um super ímã de terra rara.

AlbertoTufaile

“O laser de Hórus”
Espalhamento de feixe laser em bolhas de sabão (bolha de Reuleaux). O centro da imagem lembra o olho de Hórus, um símbolo do antigo Egito que significava poder e proteção. Fotolab, Revista Pesquisa FAPESP, Dezembro 2015.

AlbertoHorus

Crédito | Prof. Dr. Alberto Tufaile

Fotos finalistas no concurso Magnetism as Art Showcase, International Conference on Magnetism 2018 , São Francisco, CA, EUA.
Organizados por International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP),
American Institute of Physics(AIP) e IEEE Magnetics Society.

Exposição de fotografias científicas publicadas em meios de divulgação científica, retratando alguns fenômenos físicos já explicados pela Ciência e alguns que são atuais objetos de pesquisa na EACH-USP.

Exposição Fotográfica
    • hall do edifício I1 ou hall da biblioteca - EACH