Raridades de Machado de Assis são apresentadas em exposição inédita

EXPOSIÇÃO PRORROGADA
ATÉ 17 DE DEZEMBRO DE 2018

 

Confira a entrevista do curador Hélio de Seixas Guimarães para a jornalista Miriam Ramos, do programa Via Sampa da Rádio USP.

Mostra gratuita da Biblioteca Brasiliana da USP traz curiosidades, edições raras e faceta desconhecida do escritor, como publicações em jornais e revistas, poesias e críticas culturais

Por Michel Sitnik | Imagens – Acervo BBM | Arte – André Akamine
21/9/2018 9h43 atualizada em 25/9/2018 13h05

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP apresenta, de 28 de setembro a 22 de novembro, a exposição inédita e gratuita Machado de Assis na BBM: primeiras edições e raridades. No dia 27 de setembro, ao meio-dia, será realizada a abertura com peças de Ernesto Nazareth em solo de piano e uma mesa-redonda com especialistas.

Machado de Assis, Revista Moderna, nº 9, 5nov1897 [Biblioteca Nacional] - Exposicao Brasiliana

Com o objetivo de destacar a amplitude e variedade da obra de Machado de Assis, a mostra conta com livros, jornais e revistas com escritos machadianos. Parte do material será disponibilizada em tablets para que o visitante veja os detalhes das obras raras.

Descobrindo Machado de Assis

Ao todo são 108 itens, incluindo 17 periódicos com textos de Assis e 40 obras coletadas postumamente por pesquisadores. A seleção convida o visitante a conhecer outra faceta do escritor em uma carreira de mais de 50 anos na qual atuou em dezenas de jornais e revistas.

A maioria de seus textos foi publicada pela primeira vez na imprensa, antes de encontrar o formato mais perene do livro, em uma variedade de gêneros, como poesia, crítica literária e teatral, conto, romance e correspondências.

Pesquisa e curadoria

A curadoria é do professor Hélio de Seixas Guimarães, pesquisador da área de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele trabalhou três anos no projeto, investigando o acervo da BBM, que inclui todas as primeiras – e raras – edições dos livros de Machado de Assis.

Machado de Assis no jornal - Exposicao Brasiliana

“Alguns exemplares são muito singulares, por trazerem dedicatórias de Machado de Assis a figuras importantes do seu tempo, como Salvador de Mendonça, José Veríssimo e Joaquim Nabuco” ressalta o pesquisador. “Em alguns casos, pelas dedicatórias é possível recompor a trajetória do exemplar, que passou por vários proprietários”, indica.

O curador aponta ainda outros destaques da mostra: “Estará exposta uma edição do livro Poesias Completas, bastante cobiçada por colecionadores por conter um famoso erro tipográfico que formou uma ‘palavra feia’. Outra curiosidade é ver as Memórias Póstumas de Brás Cubas, que geralmente associamos ao formato do livro, em sua primeira publicação nas páginas da Revista Brasileira”.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30. A BBM fica na rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária. Mais informações e agendamento educativo para grupos podem ser encontrados no site bbm.usp.br.

Serviço

Machado de Assis na BBM: primeiras edições e raridades

Quando | 28 de setembro a 22 de novembro (Abertura com música e mesa-redonda em 27 de setembro, às 12 horas)
Visitação | Segunda a sexta, das 8h30 às 17h30
Quanto | Grátis
Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária)
Mais informações e agendamento educativo para grupos | bbm.usp.br

Por Comunicação Institucional - PRCEU

Machado de Assis na BBM: primeiras edições e raridades
  • Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
    • de Segunda a Sexta
    • Das 08:30 às 17:30
    • Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã
    • São Paulo - SP
    • obs: Abertura em 27 de setembro, 12 horas