Feira de profissões aguarda mais de 75 mil visitantes na capital paulista em agosto

Comunicação - PRCEU - 02/08/2017

A 11ª Feira USP e as Profissões traz para os estudantes informações dos cursos e das unidades de ensino, atividades interativas, orientação vocacional e instruções sobre as formas de ingresso na USP

Por Elcio Silva
02/08/2017 9h35

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) receberá de 24 a 26 de agosto de 2017, a 11ª edição da Feira USP e as Profissões da capital. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes.

O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, distribuídos em estandes com alunos e professores da USP que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

De acordo com o anuário da USP, são oferecidos 300 cursos de graduação na capital e no interior do estado, além de 353 programas de mestrado e 323 de doutorado, com 59.081 alunos matriculados na graduação e 30.039 na pós-graduação, divididos em 14.130 no mestrado e 15.909 no doutorado.

O Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Roméro, destaca o caráter inclusivo da Feira: “Este evento é considerado uma vitrine da USP, onde o público conhece o que é oferecido e produzido na Universidade. E, mais do que simplesmente conhecer, encontra as informações para ingressar nesse universo e traçar o seu caminho para realizar este projeto”.

A 11ª Feira USP e as Profissões da capital é também uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o  Instituto de Psicologia da USP (IP) realizará oficinas de orientação vocacional que atenderá 25 estudantes por sessão. Em 2016, o estande vocacional foi um dos mais procurados pelos visitantes. O IP também realizará workshops para professores e coordenadores de ensino com o intuito de auxiliá-los na maneira adequada de trabalhar com as informações recebidas por seus alunos durante a Feira.

Além dos estandes e da orientação vocacional, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como:

– O Planetário Digital apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia, que também conta curiosidades e tira dúvidas;

– O grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

–  O Show da Física, criado há mais de 25 anos por monitores do curso de física, realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP, te possibilita conhecer uma célula por dentro, literalmente. É uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras;

– A Barraca Boca criada por professores do curso de odontologia é uma ferramenta lúdica para o ensino da odontologia que simula todas as partes da cavidade bucal com a demonstração de algumas lesões com o intuito de conscientizar sobre o câncer de boca;

– O jogo virtual Remo Indoor simula perfeitamente uma regata de remo e consiste em um remo ergômetro (aparelho simulador de remada em um barco) conectado a um computador que projeta em uma tela vários barcos alinhados lado a lado como se fossem disputar uma regata real. Nesta edição da Feira de Profissões os interessados poderão conferir a modalidade em uma mini regata de 200 metros sob orientação dos monitores do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP);

– Oficinas do Coral da USP trazem desafios e diversas estratégias para trabalhar a voz em abordagens coletivas e individuais. Visando o aprimoramento da consciência corporal, as dinâmicas do coral trabalham questões como: postura, respiração, emissão, articulação, ressonância e musicalidade.

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões”. O evento é realizado duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. A edição 2017 realizada no interior no interior do estado aconteceu em junho em São Carlos e reuniu mais de 17 mil participantes. A última edição realizada na capital recebeu a visita de mais de 75 mil pessoas.

Para alimentação, a edição deste ano contará com uma estrutura de food trucks.

11ª Feira USP e as Profissões

Quando | De 24 a 26 de agosto de 2017 (quinta a sábado) das 9h às 17h.
Onde | Parque de Ciência e Tecnologia da USP  (Parque CienTec)
Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo).

Inscrições | A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo e para a comodidade dos interessados é sugerido que as escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes

Contato para dúvidas e informações (11) 3091-3511 / 3091-3348  | uspprofi@usp.br ou pelo Fale Conosco do site.

• Classificação: Livre