Interior de São Paulo recebe Feira de profissões gratuita da USP em agosto

Comunicação - PRCEU - 06/08/2018

A 16ª Feira USP e as Profissões do interior traz para os estudantes informações dos cursos e das unidades de ensino, atividades interativas, culturais, artísticas e instruções sobre as formas de ingresso na USP

Por Elcio Silva – Foto Michel Sitnik
6/8/2018 11h17

A USP realiza em Bauru nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, a 16ª edição da Feira USP e as Profissões do interior. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes. A ação será realizada no Recinto Mello Morais.

O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo nos diversos campi instalados nas cidades de Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru.  Ao todo 67 cursos são oferecidos nestas cidades e a USP disponibiliza anualmente cerca de 3.500 vagas nestas unidades.

Feira USP e as Profissões

Distribuídos em estandes, os alunos e professores da USP, atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, as carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

A Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, destaca o caráter de extensão do evento: “Essa feira de profissões é um investimento que a USP faz para dar aos estudantes todas as ferramentas necessárias na escolha da carreira, sabendo que é uma missão muitas vezes difícil para eles”. A professora comenta ainda como a ação beneficia a própria universidade: “Fornecer esse tipo de suporte ajuda a reduzir a evasão universitária, muitas vezes causada pela escolha errada no momento do ingresso”.

Para o professor Vinicius Porto, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), a USP auxilia os jovens nesta fase de dúvidas sobre a profissão desejada.

“Esta fase da vida é cercada de incertezas e indecisões sobre o futuro profissional. Aproximar a universidade destes alunos é um dos pontos importantes na vida estudantil. A Feira permitirá que eles obtenham informações necessárias para a tomada dessas decisões e abrir as portas da Universidade é prestar um serviço inestimável à comunidade local e regional”, destaca Porto.

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa “USP e as Profissões”. A iniciativa é realizada duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. Este ano a capital recebe o evento de 16 a 18 de agosto também com inscrições gratuitas.

Para alimentação, a edição deste ano contará com uma estrutura de food trucks.

16ª Feira USP e as Profissões do interior

Quando | 30 e 31 de agosto de 2018 (quinta e sexta) das 9h às 17h.
Onde | Recinto Mello Moraes
​Av. Comendador José da Silva Martha, quadra 36 – Jardim Ouro Verde | Bauru | SP

Vias de acesso: pela Rua Moisés Fidélis da Motta ou Av. Comendador José da Silva Martha.
Dúvidas e informações: De segunda à sexta-feira, das 8 às 12hs e das 14h às 18h, pelo telefone (14) 3235-8437 ou pelo e-mail feiraprofissoes@usp.br

O local oferece estacionamento interno para os ônibus visitantes, identificados com crachá da Feira, o qual será disponibilizado posteriormente, com mapa das vias de acesso a partir das diversas entradas de Bauru.

Inscrições | A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo e para a comodidade dos interessados é sugerido que as escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes

Interior de São Paulo recebe Feira de profissões gratuita da USP em agosto