Atividade transforma público em protagonista do livro O Homem Que Calculava

Comunicação - PRCEU - 18/10/2016

Problemas elaborados por alunos do IME desafiam o espectador.

Por Vitor Andrade
18/10/2016 15h54

De 19 a 22 de outubro o público terá a oportunidade de se tornar Beremiz Samir, o célebre protagonista do livro O Homem Que Calculava, de Malba Tahan. A atividade Problemas das 1001 Noites será realizada no Centro de Difusão Internacional da USP e tem a missão de resolver os desafios matemáticos enfrentados na trama. Realizada pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP – IME, sob a coordenação da professora Cristina Cerri a ação gratuita faz parte da programação da Semana USP de Ciência e Tecnologia.

Para a professora, Malba Tahan é um autor que encanta e proporciona um encontro com uma Matemática atraente e divertida.

“Os desafios propostos e a forma de apresentação foram feitas por alunos da Licenciatura em Matemática do IME. Os problemas são de diversos níveis e podem ser resolvidos apenas com raciocínio dedutivo. São questões atraentes e que estimulam a curiosidade de qualquer pessoa, criança, adolescente e adulto”, relata Cristina.

Em O Homem Que Calculava, o narrador Hank Tade-Maiá vai de Samarra a Badgá e no caminho encontra um jovem matemático muito habilidoso, chamado Beremiz Samir. Hank o convida a seguir viagem junto com ele até Bagdá, onde suas habilidades lhe garantiriam um bom emprego. Os dois partem numa aventura e a matemática se revela como uma mágica capaz de entreter, ajudar e resolver problemas encontrados no dia-a-dia da região.

Malba Tahan é o pseudônimo-personagem criado pelo escritor e matemático brasileiro Júlio Cesar de Mello e Souza, formado na Escola Politécnica da USP. Júlio foi pioneiro no campo da matemática recreativa, alcançando grande sucesso no Brasil e no exterior com seus livros edurecreativos, como o próprio O Homem Que Calculava, Céu de Allah e Salim, o Mágico, todos situados no mundo árabe antigo, com forte inspiração nas obras de Mil e Uma Noites.

“Mello e Souza marcou gerações com sua paixão por ensinar e divulgar matemática. Autor de mais de uma centena de livros de contos, matemática recreativa, didática da matemática, história da matemática e ficção infanto-juvenil. Ele ficou famoso pelo personagem árabe que criou. Com o objetivo de mostrar que a disciplina pode ser divertida e desafiante, escreveu, como Malba Tahan, fábulas e lendas com inspiração nos contos das Mil e Uma Noites”, afirma Cristina.

A atividade poderá ser vista gratuitamente até 22 de outubro na Semana USP de Ciência e Tecnologia que é coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP. Para ver a programação completa do evento acesse https://prceu.usp.br/snct2016.

Problemas das 1001 Noites
Semana USP de Ciência e Tecnologia