• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Inquietudes urbanas: sistema prisional brasileiro

Inquietudes urbanas: sistema prisional brasileiro

Centro Universitário Maria Antonia - 05/10/2015

No dia 19 de outubro, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Sistema Prisional Brasileiro, da série Inquietudes Urbana. Esta edição conta ainda com exibição de filmes sobre o tema, nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, seguidos de conversa com convidados especialistas no assunto.

O debate deste mês discute a situação atual do sistema carcerário brasileiro e as várias instâncias e condições do sistema de justiça criminal, que processam desde as interpretações dos tipos penais até a execução das penas. Nos meandros traçados por esses filtros operam marcadores como gênero, raça-etnia, classe social, escolaridade, entre outros.

A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.

Parceria com IBCCRIM

Ana Lúcia Pastore é professora do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito e publicou, entre outros, Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri (Terceiro Nome, 2012).

Bruna Angotti é doutoranda em Antropologia na FFLCH-USP, pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito e professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fernando Salla é doutor em Sociologia pela FFLCH-USP, pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de As prisões em São Paulo: 1822-1940 (Annablume, 1999).

Entrada franca
Retirar senha 30 min. antes
Salão nobre | 3º andar

Inquietudes urbanas: sistema prisional brasileiro
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Os comentários estão fechados.