Santos recebe exposição sobre Bartolomeu de Gusmão, cidadão ilustre da cidade e inventor do balão de ar quente

Comunicação - PRCEU - 12/04/2018

Sítio histórico Ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos lança mostra com maquetes que recriam as invenções de Gusmão e palestra de pesquisador

Por Teresa Espallargas
12/04/2018 11h08 – atualizado em 16/04/2018 9h

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) localizado em Santos, inaugurou em 14 de abril exposição sobre o padre Bartolomeu de Gusmão (1685 – 1724), com palestra do professor João Inácio da Silva Filho, da Universidade Santa Cecília e Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

A exposição, cujo título é Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o Sábio Engenheiro que Santos deu ao Mundo, reúne 13 maquetes das mais célebres invenções do pároco santista feitas em madeira e resina epóxi pelo pesquisador, engenheiro e professor João Inácio da Silva Filho.

Os visitantes poderão conferir pequenas reproduções de inventos como o sistema de automação para drenar água dos porões, utilizado até hoje em navios, e o aeróstato, mais conhecido como balão de ar quente, que rendeu a Gusmão o apelido de ‘padre voador’ e a categoria de personagem em Memorial do Convento, do escritor português José Saramago.

Resultado de uma parceria entre o Engenho dos Erasmos e o Museu Pelé, com apoio da Secretaria de Turismo de Santos, a exposição ficará em cartaz no bem cultural por tempo indeterminado.

Mais informações estão disponíveis no site engenho.prceu.usp.br.

Sobre o Engenho dos Erasmos:

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, situado em Santos, é Base Avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com sítio arqueológico e parque natural, abertos a visitações e investigações científicas, programa educativo com visitas monitoradas gratuitas e calendário de eventos educativo-culturais gratuitos para todas as idades. O Engenho foi erguido por Martim Afonso de Sousa em 1534 logo após a fundação da Vila de São Vicente estimulando a produção de açúcar na região como forma de fixar portugueses no território.

Serviço

Exposição Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o Sábio Engenheiro que Santos deu ao Mundo

QUANDO |  a partir de 14 de abril
ONDE | Engenho dos Erasmos – Rua Alan Cíber Pinto, 96 Vila São Jorge, Zona Noroeste, Santos