Jogo virtual simula regata de remo na Semana USP de Ciência e Tecnologia

Jogo Virtual Remo Indoor

Por Elcio Silva
13/10/2016 9h30 atualizada 15h30

O Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP traz para a Semana USP de Ciência e Tecnologia o jogo virtual remo indoor. A atividade gratuita simula uma regata de remo, aproxima os interessados da prática da modalidade esportiva e traz benefícios a saúde. Os visitantes poderão conferir a atividade de 19 a 22 de outubro no Centro de Difusão Internacional da USP, das 9 às 17h.

Segundo José Carlos Simon Farah, diretor do CEPEUSP, a prática é disputada em competições internacionais e ganha a cada vez mais adeptos.

Jogo virtual - Remo indoor -Semana USP de Ciência e Tecnologia

Praticantes de remo indoor disputam regata virtual.

“O jogo simula perfeitamente uma regata de remo e a ganha novos adeptos a cada dia. Já existem muitos campeonatos da categoria pelo mundo e, da última vez que trouxemos para um evento da universidade, tivemos mais de 15 mil interessados que praticaram a atividade em nossas instalações”, informa Farah.

Jogo virtual - Remo indoor -Semana USP de Ciência e Tecnologia

Jogo virtual – Remo indoor -Semana USP de Ciência e Tecnologia

O jogo consiste em ligar o remo ergômetro (aparelho simulador de remada em um barco) a um notebook que possui um software que projeta uma tela com vários barcos. A competição pode ser disputada por até 20 esportistas. No evento o CEPEUSP irá disponibilizar de 6 a 8 aparelhos para os interessados conferirem a modalidade em mini regatas de 200 metros.

Além do jogo virtual o CEPEUSP também realizará palestras, debates e visitas guiadas durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia para explicar temas como a importância da alimentação na prática da atividade física e para mostrar as atividades que são realizadas pelo Centro de Práticas Esportivas da USP.

Coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, a Semana também traz diversas outras atividades que contemplam a produção científica e tecnológica produzida pela universidade. Para ver a programação completa acesse https://prceu.usp.br/snct2016.

Olimpíadas

Nas modalidades aquáticas disputadas nos jogos Olímpicos 2016, o Brasil ganhou 3 medalhas. O canoísta baiano Isaquias Queiroz, em sua primeira participação nos jogos, conquistou a medalha de prata na modalidade C1 1000m, a medalha de bronze na modalidade C-1 200m e a medalha de prata na modalidade C-2 1000m na dupla com Erlon de Souza Silva. O jovem se tornou o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos. No remo o Brasil não conquistou medalhas.

Aulas

O CEPEUSP oferece os cursos de remo e canoagem na raia olímpica da USP para alunos, funcionários e docentes da universidade. A comunidade externa também pode praticar as modalidades através de um dos cinco clubes que também utilizam as instalações da raia.

Para mais informações acesse: www.cepe.usp.br

Jogo virtual: Remo Indoor
Semana USP de Ciência e Tecnologia (https://prceu.usp.br/snct2016)
Quando | De 19 a 22/10 | das 9 às 17h
Duas horas de atividade por período (manhã e tarde)
Regatas de 200 metros
Onde | Centro de Difusão Internacional da USP
Av. Prof Lúcio Martins Rodrigues, 222 – Cidade Universitária – São Paulo
Atividade gratuita

Fotos Raia Olímpica da USP. Créditos Marcos Santos / USP Imagens.
Jogo virtual simula regata de remo na Semana USP de Ciência e Tecnologia