Teatro da USP apresenta leitura encenada de peça de Górki

Teatro da Universidade de São Paulo - 01/12/2017

No dia 6 de dezembro, às 20h, o Teatro da USP (TUSP) apresenta a leitura encenada da peça Pequenos Burgueses, de Máximo Górki, com atores especialmente convidados e direção de Roberto Ascar. A leitura faz parte do projeto Liberdade em Cena, do OBCOM (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura), núcleo interdisciplinar que se dedica ao estudo da liberdade de expressão e da censura nas artes e nos meios de comunicação. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos com 1h de antecedência.

A abertura fica a cargo da professora Maria Cristina Castilho Costa, autora de Censura em Cena: Teatro e Censura no Brasil (Edusp, 2006) e coordenadora do OBCOM.

Com Barbara Riethe, Bruno Marques, Carlos Palma, Cristina Mutarelli, Enrique Menezes (músico), Evinha Sampaio, Fernando Rocha, Lara Córdula, Lilian Gomes, Oswaldo Mendes, Renata Boaventura, Roberto Ascar Yunes Chami.

Escrita em 1902, Pequenos Burgueses estreou no Teatro de Arte de Moscou com enorme sucesso, mesmo com os cortes impostos pela censura. No Brasil, teve uma histórica encenação realizada pelo Teatro Oficina em 1963, cujo texto é a base desta leitura. Eugenio Kusnet recebeu o Prêmio Moliére de 1965 por sua atuação nessa montagem.

Bastante atual, a peça faz um mosaico da vida russa à época, retratando os conflitos de uma família de comerciantes dominada pelo pai autoritário, que reprime os impulsos do filho intelectual e da filha deprimida. O único insurgente é o ferroviário Nill, filho adotivo que Górki elege como uma espécie de símbolo operário, um herói que conduziria a Rússia à revolução.

A leitura concretiza uma segunda etapa de uma pesquisa que teve seu início no ciclo Censura em Cena, realizado pelo OBCOM-USP junto ao Centro de Pesquisa e Formação – Sesc em São Paulo do SESC São Paulo, que contou ainda com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O projeto Liberdade em Cena dá continuidade a 15 anos de pesquisa sobre liberdade de expressão e censura a partir do Arquivo Miroel Silveira na ECA-USP, um conjunto de 6.137 processos de censura prévia ao teatro no Estado de São Paulo entre 1930 a 1970.

Leitura encenada da peça Pequenos Burgueses, de Máximo Górki

Quando | 6 de dezembro de 2017, 20h – quarta-feira
Onde | Teatro da USP (TUSP) – Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo
Quanto | Gratuito
Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Liberdade em Cena: “Pequenos Burgueses” | Máximo Górki
    • Quarta