• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Curso gratuito da USP aborda literatura infantil e juvenil

Curso gratuito da USP aborda literatura infantil e juvenil

Comunicação - PRCEU - 26/07/2017

ATUALIZAÇÃO (03/08): as vagas para este curso estão esgotadas. Os próximos pedidos de inscrição entrarão em lista de espera.


Panorama histórico da leitura, temas da literatura infantil e juvenil, parâmetros curriculares e suportes para novas tecnologias estão entre os assuntos apresentados

Por Elcio Silva
26/07/2017 9h10

As relações entre a literatura e o público infantil e juvenil serão o tema do curso Literatura para crianças e jovens: textos, suportes e leituras, realizado pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) a partir de 9 de agosto.

Estimular o hábito de leitura nas crianças e jovens é sempre um desafio para educadores e pais. Há muita oferta de entretenimento audiovisual e tornar a leitura algo atrativo com as novas tecnologias pode trazer bons resultados, mas depende sempre do empenho dos profissionais e da família.

Dividido em oito encontros, realizados sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, o treinamento explora questões que estão presentes no dia-a-dia do trabalho entre professores e alunos, tais como as estratégias de incentivo para a formação de jovens leitores e o papel da escola ao longo desse processo.

Entre os módulos que organizam os encontros será debatido ainda o acesso dos jovens ao universo da leitura literária, considerando as inovações existentes em termos de suporte e as tecnologias para além do livro impresso.

Ministrado pelo professor José Nicolau Gregorin Filho, especialista em literatura infantojuvenil, e voltado especialmente para formação continuada de educadores, o treinamento gratuito não tem pré-requisito e está com inscrições abertas até a aula inaugural. Todos os participantes com frequência mínima de 85% recebem certificado. Mais informações podem ser obtidas no setor de cursos do CEUMA pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefones 3123-5213 / 5214.

Confira o cronograma de aulas:

9.08 | Panorama Histórico da leitura e da literatura para crianças e jovens. (parte 1)
16.08 | Panorama Histórico da leitura e da literatura para crianças e jovens. (parte 2)
23.08 | Literatura infantil e juvenil na escola e a formação de leitores literários
30.08 | Temas da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade (parte 1)
13.09 | Temas da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade (parte 2)
20.09 | Literatura para crianças e jovens: Parâmetros curriculares e Temas transversais
27.09 | Muito mais que livros: suportes, tecnologias e design
4.10 | A avaliação da leitura literária

Sobre o professor

José Nicolau Gregorin Filho é docente da área de literatura infantil e juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e docente permanente do programa de pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH).

Serviço

Literatura para crianças e jovens: textos, suportes e leituras
Onde | Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA)
Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo – SP.
Quando | 9, 16, 23 e 30/08, 13, 20 e 27/09 e 04/10 (quartas-feiras), das 14 às 16h.
Quanto | Gratuito

Todos os participantes com frequência mínima em 85% das aulas recebem certificado.

Para mais informações sobre inscrições entre em contato com o setor de cursos do CEUMA pelos telefones (11) 3123 5213 / 5214 ou envie um e-mail para cursosma@usp.br.

Literatura para crianças e jovens: textos, suportes e leituras
Não há Comentários :(
Os comentários estão fechados.