Teatro da USP convida atores para experimento de montagem teatral

Comunicação - PRCEU - 24/01/2017

Em 2017, o TUSP traz novamente para a cena paulistana o Núcleo TUSP de Teatro que proporciona a montagem de um experimento cênico de forma diferente dos cursos convencionais e dos grupos profissionais. A iniciativa seleciona anualmente pelo menos dez atores de diversas localidades e experiências para um espaço de laboratório.

Por Elcio Silva
24/01/2017 14h20

O Teatro da USP – TUSP seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2017. A ação realizada desde 2015 pelo Núcleo TUSP de Teatro  da capital chega a 3ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral a partir da obra de William Shakespeare. As inscrições serão realizadas até 27 de janeiro mediante envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail: tuspline@usp.br com o assunto: Montagem Núcleo TUSP 2017.

Na terceira edição, a ação do TUSP já resultou na montagem de Outro K, baseado no texto O Processo, de Kafka, em 2015 e nos textos O Pequeno Eyolf, de Henrik Ibsen, e Mahagonny, de Bertolt Brecht, em 2016.

Diferente de um curso convencional a iniciativa não tem a pretensão de ensinar ao ator a prática de cena e muito menos ser um corpo teatral estável com um vínculo profissional entre as partes, mas sim estreitar os laços com a comunidade cumprindo uma função de extensão universitária e de pertencimento do espaço público.

Para participar, os atores precisam ter mais de 18 anos e não é necessário ter vínculo com a USP. A ação não prevê qualquer vínculo financeiro. Para mais informações os interessados podem acessar: www.usp.br/tusp/?p=4174.

Para René Piazentin, orientador de arte dramática do TUSP e coordenador do Núcleo TUSP, a ação representa algo híbrido entre um teatro comercial e um teatro de grupo.

“A vantagem do Núcleo é de ser uma ação que não tem as pressões que se teria dentro de um circuito profissional e do outro lado tem a questão de grupo, pois apesar de não ser um coletivo teatral nós conseguimos criar um ambiente de trabalho que tem possibilitado que as pessoas se interessem por outras ações além do trabalho de cena, como assistência de direção, figurino, iluminação, operação de luz, direção musical. É um espaço onde criamos aberturas para esses interesses e essas competências, tanto de quem já tem experiência em determinada área, quanto para quem quer experimentar”, explica.

Extensão Universitária

Em 2015 o TUSP recebeu 60 inscritos e em 2016, 70 pessoas participaram do processo de seleção do Núcleo TUSP.

Para o coordenador do trabalho existe realmente uma via de mão dupla nesta ação.

“Do ponto de vista da extensão universitária essa ação consegue um engajamento dos envolvidos, as pessoas investem para aquilo dar certo. Às vezes você oferece um curso, um workshop focado em uma técnica específica e as pessoas buscam extrair algo para si. Isso acaba sendo uma via de mão única. O que fico feliz nesse espaço de experimento de montagem é que ao mesmo tempo que as pessoas estão extraindo algo positivo, elas também estão se doando muito”, completa Piazentin.

O período previsto para as apresentações do resultado do processo de montagem é novembro e dezembro de 2017.

Inscrições para Núcleo TUSP São Paulo

Agenda Preliminar:
Até  27.01.17: dúvidas e inscrições, com envio de carta de interesse e breve currículo, para o e-mail tuspline@usp.br (assunto: MONTAGEM NÚCLEO TUSP 2017).
10.02: publicação do resultado no site do TUSP (www.usp.br/tusp) e envio de e-mail aos pré-selecionados.
14, 16, 21 e 23.02: entrevista e apresentação de cena curta, em dia a ser agendado individualmente (cena individual de, no máximo, 2 minutos a partir de um trecho de uma das peças de Shakespeare).
27.02: divulgação do resultado final da seleção no site e no Facebook do TUSP.
Início dos encontros: 07.03
Período previsto de apresentações: novembro/dezembro de 2017.
Para mais informações acesse: www.usp.br/tusp/?p=4174

Experimento de montagem teatral do TUSP