Mostra Girls with Guns

CINUSP Paulo Emílio - 17/09/2015

Com o objetivo de debater o lugar das protagonistas femininas nos filmes de ação hollywoodianos, o CINUSP apresenta a mostra Girls With Guns – Mulheres em Ação entre os dias 18 de setembro a 04 de outubro. Serão exibidos gratuitamente 11 filmes norte-americanos com elencos encabeçados por mulheres.

Filmes de Ação costumam estar identificados diretamente com o universo masculino, do protagonista ao público-alvo. Por esse motivo as esporádicas aparições de personagens femininas em produções do gênero estimulam leituras de viés feminista.

É o caso do filme Mad Max – Estrada para a Fúria, que abre a mostra nas salas Maria Antônia e Cidade Universitária nos dias 18 e 21 de setembro, respectivamente. O fato de que a personagem de Charlize Theron possui mais cenas e falas que o personagem título foi motivo de comoção neste ano entre entusiastas e detratores do protagonismo feminino.

Para discutir se os destaques femininos no gênero possuem um tratamento fetichizado ou um potencial questionador, também serão exibidos clássicos como Thelma & Louise, Alien – o Oitavo passageiro, Mulan, Coffy e Silêncio dos Inocentes.

Programação, sinopse e mais informações no site do CINUSP

ENTRADA FRANCA

Mostra Girls with Guns