Eventos marcantes da história irlandesa e brasileira são retratados em filmes no Cinema da USP

Comunicação - PRCEU - 10/08/2017

Intitulada “Trauma Cultural na Irlanda e no Brasil”, a mostra estreia no CINUSP no dia 14 de agosto

Por Teresa Espallargas
10/08/2017 15h02

O Cinema da USP (CINUSP) recebe, de 14 a 25 de agosto, a mostra “Trauma Cultural na Irlanda e no Brasil”, com filmes reconhecidos e debates que exploram diferentes momentos históricos dos dois países. As sessões gratuitas acontecem de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h.

Em sua definição, um trauma cultural ocorre quando membros de um grande grupo, ou mesmo de uma nação inteira, vivenciam eventos que deixam marcas permanentes em suas memórias e em sua consciência coletiva, alterando e reconstruindo sua identidade.

Tanto o Brasil quanto a Irlanda têm momentos em sua história que se encaixam na temática, tais como os retratados em filmes presentes na mostra, como Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, sobre a luta camponesa durante a ditadura militar brasileira e 1916: The Irish Rebellion (2016), que retrata um famoso conflito entre irlandeses e britânicos, conhecido como Levante da Páscoa.

Após a exibição deste último no dia 24 de agosto, haverá um debate com a participação de Bríona Nic Dhiarmada, produtora do filme e professora da Universidade de Notre Dame, e Laura Izarra, professora livre-docente da USP e coordenadora da Cátedra de Estudos Irlandeses.

Um dia antes, 23, o diretor de Nós Estivemos Lá (2014), Cahal McLaughlin, também participará de um debate após a exibição do filme. A película, que retrata a história de mulheres que trabalharam nas prisões irlandesas de Maze e Long Kesh, ou que tinham familiares e amigos presos, relembra o cotidiano e o impacto dos anos de conflito em suas vidas pessoais.

Também estão presentes na mostra filmes premiados internacionalmente, como os britânicos Fome (2008), vencedor da categoria de melhor primeira obra no Festival de Cannes e Em Nome do Pai (1993), que recebeu o Urso de Ouro de Berlim em 1994.

A mostra do CINUSP é resultado de uma parceria com o Irish Film Institute, a Cátedra de Estudos Irlandeses William Butler Yeats e a Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, cujo objetivo é divulgar o estudo da cultura irlandesa no Brasil. Para conferir a programação completa acesse www.usp.br/cinusp.

Trauma Cultural na Irlanda e no Brasil

Quando | De 14 a 25 de agosto – 16h e 19h
Onde | CINUSP Paulo EmílioRua do Anfiteatro, 181, Colmeia – Favo 04 – Cidade Universitária, São Paulo – SP
Quanto| Gratuito