Núcleo TUSP retorna a Shakespeare em seu primeiro projeto de 2018

Teatro da Universidade de São Paulo - 20/06/2018

Grupo da capital começa seu quarto ano de atuação mais uma vez a partir da obra de William Shakespeare, em curta temporada e com apresentações gratuitas

Diferente dos outros projetos do Núcleo TUSP, as encenações gratuitas de Ensaio para Romeu e Julieta, com temporada prevista para 29/06 a 14/07, aos finais de semana, são resultado de um curto processo durante o primeiro semestre de 2018. A montagem nasceu do desejo dos remanescentes dos elencos de Hamlet e Rei Lear (montagens do Núcleo em 2017) de prosseguir a experimentação cênica a partir da obra shakespeariana.

Nesse contexto, a ideia de ensaio surge como uma aproximação, um diálogo entre o grupo e o texto, colocando em primeiro plano as possibilidades da dramaturgia de Shakespeare e seu potencial de jogo entre os atores.

Aqui, a conhecida história dos dois amantes de famílias rivais concentra-se nas personagens mais jovens, restando apenas como representantes da geração mais velha, Ama e Frei, interlocutores próximos de Julieta e Romeu, respectivamente.

Os Núcleos TUSP na Capital

Em São Paulo, os trabalhos dos Núcleos TUSP  são fruto do interesse em criar um espaço de troca entre atores e atrizes de formações diversas, desprovido das pressões do circuito comercial.

Em 2015, o primeiro resultado desta experiência foi  Outro K,­ a partir da obra de Franz Kafka. No ano seguinte, o grupo prosseguiu em um novo trabalho, O Pequeno Eyolf, de Ibsen, enquanto os selecionados de 2016 estrearam Mahagonny, de Brecht. Em 2017, novamente dois grupos realizaram, em paralelo, montagens de Hamlet e Rei Lear.

No primeiro semestre de 2018, os remanescentes desses espetáculos estreiam  Ensaio para Romeu e Julieta, o sexto trabalho do Núcleo e, para novembro, com os integrantes do último processo de seleção, prepara uma montagem a partir de Fausto.

Elenco: Bianca Muniz, Julia Mariano, Juliana Campos, Leandro Galor, Mariela Lamberti, Mateus Pigari, Nicolas Caratori, Nina Ramoz | Direção e adaptação: René Piazentin | Assistência de direção: Daniele Aoki | Iluminação: Ariel Rodrigues | Luta cênica: Nicolas Caratori | Seleção de trilha sonora: Júlia Mariano, Leonardo Saldiva e Mateus Pigari | Ilustração: Anita Prades

35 lugares | 12 anos | Ingressos distribuídos 1h antes do início da sessão

Ensaio para Romeu e Julieta