Orquestra Sinfônica da USP faz ensaio aberto e gratuito ao público

Comunicação - PRCEU - 13/04/2016

Com participação do pianista russo Dmitry Masleev e sob regência de Wagner Polistchuk, a OSUSP fará ensaio aberto ao público com trechos de obras de Tchaikovsky e Sibelius.

O auditório do Centro de Difusão Internacional da USP – CDI receberá no próximo dia 15 de abril, às 12h, o ensaio aberto da Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP, com trechos das obras Concerto nº 1 para Piano, op. 23, de Tchaikovsky, e Sinfonia nº 1, op.39, de Sibelius. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A OSUSP foi fundada em 1975 e teve como regentes titulares Camargo Guarnieri (1975-1993), Ronaldo Bologna (1993 a 2001), Carlos Moreno (2002 a 2008) e Lígia Amadio (2009 a 2011). Nestes 40 anos de existência, realizou excursão pela Alemanha, lançou oito CDs, organizou concursos de composição, participou de montagens de ópera e se apresentou com regentes e solistas de renome internacional como o tenor José Carreras, o violinista Schlomo Mintz e os pianistas Arnaldo Cohen, Yara Bernette, Roberto Szidon e Ingrid Haebler. Sua temporada anual consiste em apresentações regulares em diferentes salas de concerto e nos diversos campi da USP.

Wagner Polistchuk (regente)

Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba (2009-11), Regente Adjunto da Sinfônica de Santo André (2007-08), Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (2003-04) e Principal Regente Convidado da OSUSP (2010-15), Wagner Polistchuk tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras como a Osesp, as Sinfônicas do Theatro Municipal de São Paulo, da Bahia, de Porto Alegre, do Teatro Nacional de Brasília, do Mato Grosso, de São Bernardo do Campo, a Amazonas Filarmônica, e também do exterior, como as Sinfônica de Mendoza (Argentina), Nacional de La Ciudad de Los Reyes (Peru) e a Hermitage Orchester (Suíça).

Dmitry Masleev (piano)

Vencedor de vários prêmios internacionais, Dmitry Masleev obteve, em 2015, o primeiro prêmio do prestigioso Concurso Tchaikovsky de Moscou. Após esta vitória, tem sido convidado a se apresentar em diversos países tais como Alemanha, Itália, França e Rússia. Dmitry Masleev nasceu em Ulan-Ude na Rússia, estudou no Conservatório de Moscou com Mikhail Petukhove onde terminou sua pós-graduação em 2014. Na temporada 2014/2015 estudou na Academia Internacional de Música do Lago de Como (Itália).

Orquestra Sinfônica da USP faz ensaio aberto e gratuito ao público